17.2 C
Osasco
18 de junho de 2021
Brasil Política

Vereadores buscam em Brasília a construção de Espaço do Idoso para Osasco

Comitiva teve audiência com ministra e deputados sobre políticas públicas para mulheres, crianças e idosos
Vereadores buscam em Brasília a construção de Espaço do Idoso para Osasco. Foto: Câmara Municipal de Osasco

Uma comitiva de vereadores osasquenses esteve em Brasília na última quarta-feira (12) para tratar de temas relacionados ao combate à violência a mulher e crianças.

Liderado pelo presidente da Câmara de Osasco, vereador Ribamar Silva (PSD), e pelos vereadores Carmônio Bastos (PODE) e Fábio Chirinhan (PP), o grupo teve uma audiência com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para tratar de políticas públicas nessas áreas. Também participaram do encontro o deputado federal Roberto de Lucena (PODE-SP), o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Osasco, Pedro Paulo da Silva, e o diretor da Escola do Parlamento de Osasco, Marcos Arruda.

A comitiva foi recebida pelo secretário nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Antônio Fernandes, que apresentou projetos que ajudam os municípios a garantir o cumprimento do Estatuto do Idoso. Os parlamentares pleitearam a inclusão de Osasco no Programa Viver – Envelhecimento ativo e saudável, e solicitaram a construção do Centro de Convivência do Idoso em parceria com o Governo Federal.

Na ocasião, o grupo oficializou o pedido para que a ministra Damares participe de forma remota das oficinas sobre o Sistema de Garantia de Direito e Exploração e Violência contra Crianças e Adolescentes, que serão promovidas pelo órgão nos dias 21 de maio e 11 de junho.

O responsável pelo Conselho de Osasco, Pedro Paulo, lembrou que a Pandemia de Covid-19 agravou os casos de violência infantil e, por isso, a discussão de medidas de enfrentamento torna-se fundamental no combate ao problema.

O presidente Ribamar Silva elogiou o trabalho da ministra Damares e reforçou o pedido para que ela participe das oficinas do CMDCA. “Confiamos no trabalho extraordinário realizado pela Ministra no combate à pedofilia e na garantia dos direitos das mulheres e crianças contra todo tipo de violência doméstica e sexual, acentuadas durante a pandemia. Seguimos confiantes e trabalhando para garantir a proteção de nossas crianças”, disse.

Ribamar, em reunião com a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto, apresentou o trabalho realizado pela Procuradoria Especial da Mulher de Osasco – órgão reativado assim que assumiu a presidência da Câmara no primeiro mandato.

O presidente do Legislativo osasquense pediu que a secretária olhe com mais atenção para o município e reforçou as ações do prefeito Rogério Lins para intensificar e garantir a defesa e proteção dos direitos das mulheres, por meio da recém-criada Secretaria-Executiva de Políticas para Mulheres e Promoção da Diversidade.

Além disso, foi levantada a possibilidade de trazer para Osasco os programas Mães Unidas, que acolhe grávidas em vulnerabilidade social, e Bem-estar e Acolher, que capacita profissionais da saúde no acolhimento das gestantes.

Na Câmara dos Deputados, a comitiva reivindicou aos parlamentares Roberto de Lucena, Abou Anni e Renata Abreu a liberação de emendas parlamentares para as áreas de saúde e infraestrutura do município.

O grupo esteve na sede nacional do Partido Social Democrático (PSD) e foi recebido pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

Posts Relacionados

Prefeitura abre inscrições online para castrações de pets

Bruno Schwabenland

FPF divulga as datas das oitavas de final da Copa Paulista

Bruno Schwabenland

Curso Gratuito: Como produzir vídeos para promover o sistema delivery

Bruno Schwabenland

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/