O longa trata sobre o genocídio de 800 mil pessoas após crise política e racial
O ano de 1994 jamais será esquecido em Ruanda, na África, onde 800 mil pessoas foram mortas em um genocídio iniciado após uma crise política e racial interna que dividiu o país após a morte do então presidente Juvénal Habyarimana, naquele ano, em atentado contra o avião que o transportava. Essa história dramática e real será exibida, no dia 1º de setembro, às 16hs no Cine Fieo de Arte, programa do Centro Universitário Unifieo, em Osasco, que leva cinema à comunidade de forma gratuita com patrocínio do Bradesco.
O genocídio tema central do filme Hotel Ruanda, do diretor Terry George e baseado no livro homônimo de Paul Rusesabagina, que conta a história real de como o gerente de um hotel, o próprio autor do livro, conseguiu proteger um grupo de pessoas que se refugiou no estabelecimento para sobreviver ao massacre. Terry George também dirigiu o filme The Promise, que trata sobre o genocídio armênio durante o Império Otomano entre os anos de 1915 a 1923.
Segundo o reitor do Unifieo, Edmo Menini, a universidade quer trazer grandes histórias da sétima arte e contribuir para o enriquecimento cultural de estudantes píblico em geral. “Esta é mais uma forma de podermos estreitar o relacionamento do ensino superior com a comunidade e de não perdermos de vista os acontecimentos do mundo”, afirma Menini.
O Cinefieo de Arte oferece tudo grátis (estacionamento, pipoca, sala com ar condicionado, cafezinho e refrigerante), após a exibição haverá um bate-papo com o professor Costa Machado, pró-reitor de Relações Comunitárias do Centro Universitário FIEO (Unifieo).
O centro universitário sugere ao público que levem um quilo de alimento não perecível ou artigo de higiene pessoal que serão distribuídos para famílias carentes.
Serviço
CINE FIEO DE ARTE
Entrada Gratuita
Filme: Hotel Ruanda
Sábado – 1º de setembro – 16hs
End: Av. Franz Voegeli, Nº: 300 – Osasco – SP
Fone: (11) 3651-9999
Formado em Jornalismo pelas FIAM(Faculdades Integradas Alcântara Machado), Pós graduado(MBA) em Marketing Digital pela Uniderp começou a carreira na Assessoria de Imprensa do Metrô(SP). Atuou nas rádios Bandeirantes e Nova Difusora; passou pela SporTV, TV Cidade e ConecTV; escreveu para o Jornal da Tarde; foi correspondente internacional do Diário da Região em 2005 e 2006 no Japão. Atuou como Assessor de Imprensa do Grêmio Esportivo Osasco(GEO) e Diretor de Comunicação do Osasco Audax. Em 2018 foi eleito pela AMECOM(Associação Metropolitana de Comunicação) como o profissional de comunicação do ano. Já em 2019 assumiu atuou na Prefeitura de Araçariguama como Secretário Adjunto de Comunicação