22.9 C
Osasco
28 de novembro de 2020
Brasil Cinema e TV

Tom Veiga, intérprete de Louro José, morreu vítima de um AVC, aponta laudo do IML

Exame de necropsia apontou que ele já estava acometido por um aneurisma cerebral, que se rompeu provocando a morte do ator, aos 47 anos. Ator foi encontrado morto em sua casa no domingo; velório será na terça-feira no Rio e o enterro, na quarta, em SP.
Tom Veiga em depoimento ao Memória Globo, 2019 — Foto: Fabrício Mota/Globo

O ator e humorista Tom Veiga, intérprete do Louro José no “Mais Você“, morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, provocado por um aneurisma. É o que aponta o laudo preliminar do Instituto Médico-Legal ao qual a Globo teve acesso na manhã desta segunda-feira (2).

O aneurisma cerebral é a dilatação exagerada das paredes das artérias intracranianas. O aneurisma pode se romper, causando hemorragia no cérebro, ou seja, um AVC hemorrágico, que ocorre quando um vaso sanguíneo — veia ou artéria — se rompe dentro do cérebro, extravasando sangue.

O AVC hemorrágico é a quarta doença que mais mata no Brasil. Pode ser causado por doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão, entre outras, ou desencadeado por hábitos pouco saudáveis, como consumo excessivo de sal, açúcar e gordura, além de sedentarismo e tabagismo.

Geralmente, um aneurisma não provoca nenhum tipo de sintoma, o que dificulta diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

“O aneurisma é uma condição da pessoa, que já nasce com essa predisposição que se manifesta em geral depois dos 40 anos”, afirma Luiz Henrique Martins Castro, neurologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

“A elevação da pressão arterial é que faz o aneurisma se romper. A pessoa sente uma dor de cabeça muito intensa por causa desse aumento da pressão sobre o cérebro. Nos casos em que a pessoa não morre, ela tem uma dor de cabeça muito forte, pode ter sonolência e até entrar em coma.”

O neurocirugião Adriano Scaff explica que o aneurisma é uma falha nos tecidos das artérias. “As artérias têm alguns tecidos elásticos que permitem que na hora em que o coração bate que ela pulse, que ela dilate e volte. Existe uma falha nesses tecidos. Imagine ter no carro uma bolha no pneu. Fica uma parede dilatada, que é uma parede fraca, e essa parede é chamada de aneurisma cerebral”, diz.

“A causa mais comum de ruptura do aneurisma é quando você tem um aumento da pressão arterial. A parede é mais fraca e rompe. Quando rompe, o sangue vai para o cérebro, formando os coágulos. A depender do volume, aumenta a pressão dentro da cabeça e essa pressão não tem para onde ir. Então, comprime uma região que é o tronco encefálico. E a hora que faz isso a pessoa entra em morte encefálica.”

Tom Veiga foi encontrado morto neste domingo (1) dentro do seu apartamento, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ele tinha 47 anos e deixou quatro filhos.

O velório será na terça-feira (3), restrito a familiares, e o enterro, na quarta-feira (4) em São Paulo.

A causa da morte de Veiga foi divulgada durante o programa Mais Você. A apresentadora Ana Maria Braga fez questão de apresentar o programa ao vivo nesta segunda-feira para homenagear o companheiro de bancada.

Ana Maria Braga e Tom Veiga — Foto: Reprodução/Instagram/Tom Veiga

“Por mais que minha produção e a direção da casa estivesse preocupada comigo hoje, aqui, eu não poderia deixar de estar aqui, moída por dentro, e deixar todos os que amam o Louro sem essa última homenagem”, disse Ana Maria na abertura do programa.

Ana enfatizou o quanto a morte de Veiga a deixou abalada, tamanha a perda que representa para ela.

“Eu fiquei pensando como eu ia conseguir chegar aqui e falar bom dia para vocês, porque dói muito. Assim como uma mãe perde um filho, um companheiro, porque filho da gente é um companheiro que você viu nascer e ele era isso”, disse.

25 anos de Louro José

Veiga trabalhou no “Mais Você” desde a estreia do programa, em 1999. Responsável pela voz e pela manipulação do Louro José desde que o personagem foi criado, em 1996, ficou conhecido pelas tiradas de humor.

“O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança”, disse Veiga em depoimento ao site Memória

fonte: G1 – Rio de Janeiro 

Posts Relacionados

8ª Temporada de Game Of Thrones começa no próximo domingo

Redação

Setor de mídia e entretenimento no Brasil deve chegar a US$ 43,7 bilhões, em 2021

Bruno Schwabenland

Lula tem direito a ser candidato – reconheceu a ONU

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO