12 C
Osasco
13 de junho de 2021
Jandira Política

Secretaria de Educação de Jandira amplia atendimentos às crianças da educação inclusiva na rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação, estende o suporte de atendimento no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) para as famílias no âmbito psicossocial.
Secretaria de Educação de Jandira amplia atendimentos às crianças da educação inclusiva na rede municipal. Foto: Prefeitura de Jandira

A Secretaria Municipal de Educação, estende o suporte de atendimento no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) para as famílias no âmbito psicossocial. A coordenação tem aproveitado as plataformas digitais, neste momento,  para assistir com melhor qualidade as crianças que fazem parte do programa, bem como, estender esse suporte às famílias. O NEI, conta com um grupo multidisciplinar educacional, a equipe inclui uma coordenadora de educação inclusiva, uma psicóloga escolar e uma fonoaudióloga escolar.

O núcleo também conta com uma assessora de suporte educacional e um assistente administrativo, voltada para o atendimento às famílias. Neste primeiro trimestre, a coordenação fez parcerias importantes com a Secretaria de Ação Social, com o  objetivo de integrar o acompanhamento às crianças portadoras de necessidades especiais na rede municipal, para um acompanhamento domiciliar com a participação das famílias, que é realizado por uma  assistente social, com formação em Psicopedagogia. São realizadas  atividades lúdicas junto com as famílias para  o desenvolvimento cognitivo e psicológico dessas crianças, além do acompanhamento social.

Parceria firmada também com a Tenda da Solidariedade, que fará atendimento individual aos alunos com Deficiência Intelectual com um grupo de alunos formandos em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade FGP.  O trabalho está sendo mantido junto a APAE de Jandira,  recebendo os atendimentos das profissionais e técnicas no acompanhamento da vida escolar, onde são observados o desenvolvimento da criança e orientando nos possíveis encaminhamentos a serem realizados na área da saúde, para o atendimento com a neuropediatra, psiquiatra Infantil, terapeuta ocupacional e Psicólogo para as crianças da rede municipal.

O núcleo de Educação Inclusiva, está acompanhando os atendimentos médicos  dos alunos do núcleo, mensalmente em cooperação com a Secretaria de Saúde, fazendo o controle de receituários e exames em geral, uma tentativa de colaborar de maneira efetiva na assistência às famílias. Participando na dinâmica do convívio das crianças com o núcleo familiar, abordando as questões como o preconceito e discriminação intelectual e social, que tanto os pais como as crianças enfrentam em suas rotinas.

O principal objetivo, do NEI, é seguir os parâmetros da Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, desta forma assegurando a inclusão escolar de alunos com Deficiência, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e Altas Habilidades (superdotação), garantindo acesso ao ensino regular com participação e aprendizagem. Esse acesso é realizado através da oferta do atendimento educacional especializado, desde da creche ao ensino médio, com profissionais capacitados, e os professores que atende no turno e contraturno do programa.

Posts Relacionados

Mônica Veloso é indicada a vice de Rogério Lins, após PDT declarar total apoio

Redação

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação é iniciada em Jandira

Bruno Schwabenland

Isenção do IPTU do CDHU Maria Luiza e Guaturinho ocorrerá entre os dias 15 e 31 de março

Bruno Schwabenland

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/