
A cada quatro anos, os Jogos Olímpicos apresentam dezenas de esportes em sua programação, incluindo alguns que a maior parte do público não acompanha com muita frequência. Em alguns desses esportes, as diferenças entre eles são bem fáceis de se detectar, como por exemplo, o ciclismo de estrada é claramente diferente do ciclismo de pista, tradicionalmente disputado em arenas.
Mas algumas modalidades olímpicas possuem tantas semelhanças entre si que pode ser difícil para um leigo no assunto notar a real diferença, mesmo levando em conta o nome de cada uma delas. Pensando nisso, hoje iremos discutir a seguinte questão: qual é a diferença entre a ginástica rítmica e ginástica artística?
Em sua essência, a ginástica rítmica tem tudo a ver com apresentação e estilo. É uma modalidade exclusivamente feminina na qual as ginastas executam movimentos como saltos, contorções e danças que fluem ao ritmo de uma música pré-estabelecida. Na ginástica rítmica, as competidoras precisam sincronizar a harmonia da música com o movimento dos aparelhos específicos para essa modalidade que são a corda, o arco, a fita, a bola e as maças (objetos com aparência semelhante aos pinos de boliche). A pontuação é determinada com base na dificuldade dos movimentos apresentados, na exibição de certas habilidades especiais em cada aparato e na capacidade de combinar múltiplas habilidades com diferentes movimentos.
Competidora de ginástica rítmica.
A ginástica artística, por outro lado, é mais técnica e se concentra nos movimentos precisos, equilíbrio, agilidade e força atlética. Nessa modalidade, homens ambos os sexos disputam em competições separadas, que podem ser individuais ou por equipes. O treinamento praticado pelos ginastas é baseado em repetições que objetivam o aumento da força e massa muscular, que são essenciais na realização dos movimentos em aparelhos da modalidade como as argolas, o cavalo com alças, as barras, as traves e o salto. Países como Rússia, China, Estados Unidos, Romênia e Japão costumam ser os maiores destaques em eventos desse tipo.
Competidor de ginástica artística.
Agora que você já conhece a diferenciação básica entre esses dois estilos de ginástica é bem provável que passe a se sentir mais confortável ao assistir essas competições, ou quem sabe até mesmo começar a praticar o esporte.
fonte – Rômulo Silva – Tricorioso
Formado em Jornalismo pelas FIAM(Faculdades Integradas Alcântara Machado), Pós graduado(MBA) em Marketing Digital pela Uniderp começou a carreira na Assessoria de Imprensa do Metrô(SP). Atuou nas rádios Bandeirantes e Nova Difusora; passou pela SporTV, TV Cidade e ConecTV; escreveu para o Jornal da Tarde; foi correspondente internacional do Diário da Região em 2005 e 2006 no Japão. Atuou como Assessor de Imprensa do Grêmio Esportivo Osasco(GEO) e Diretor de Comunicação do Osasco Audax. Em 2018 foi eleito pela AMECOM(Associação Metropolitana de Comunicação) como o profissional de comunicação do ano. Já em 2019 assumiu atuou na Prefeitura de Araçariguama como Secretário Adjunto de Comunicação