18.4 C
Osasco
15 de maio de 2021
Cidades Cultura

Projeto oferece gincana virtual educativa e gratuita sobre musicalização infantil

A programação contará principalmente com artistas negros e negras para celebrar o Dia da Consciência Negra
A iniciativa é do projeto Construindo Música, realizado via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, com patrocínio da Novelis e EDP Renováveis, apoio do Instituto EDP e Holy Cow Criações e produzido pela Evoluir. Foto: Divulgação

A iniciativa é do projeto Construindo Música, realizado via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, com patrocínio da Novelis e EDP Renováveis, apoio do Instituto EDP e Holy Cow Criações e produzido pela Evoluir

A música está na nossa vida desde cedo: ela enriquece o entendimento sobre o mundo e estimula a imaginação, além de ser um instrumento para o desenvolvimento integral de crianças e adultos, promovendo habilidades físico-motoras, socioemocionais e de convívio comunitário. E é por tudo isso que a Evoluir, empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos, oferece, por meio do seu projeto Construindo Música, uma gincana virtual voltada à celebração do brincar na infância por meio da música e das manifestações artísticas da cultura popular brasileira. O evento é gratuito e aberto à população e conta com artistas diversos, entre eles Mairah Rocha (do grupo Barbatuques) e Isaar França. Para participar, basta acessar o site do evento (nossotambor.com.br) e acompanhar as redes sociais da Evoluir (@evoluir.educacao) e do musicista Thiago Di Luca (@thiagodiluca).

Serão 6 dias de programação voltada ao público infanto-juvenil, educadores e famílias, divididas entre lives com conversas temáticas, lives musicais, tarefas e desafios. No sábado (último dia da gincana) haverá live de apresentação do livro e música inédita “Todo Mundo Sente”, de Flávia Maia, que foi produzido especificamente para o projeto Construindo Música. Haverá também um show de encerramento com Thiago Di Luca, educador musical independente e co-realizador do evento, e artistas convidados. A programação contará principalmente com artistas e brincantes negros e negras de regiões diversas do Brasil para celebrar o Dia da Consciência Negra. 

Haverá ainda, ao final do evento, clipe da música do evento “Nosso Tambor”, o qual contará com a colaboração do público, que poderá enviar seus vídeos pelo site tocando ou cantando a música para participar da edição final junto com os artistas do evento. O resultado será divulgado de forma oficial nas redes sociais dos realizadores.

O Construindo Música é um projeto realizado via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, com patrocínio da Novelis e EDP Renováveis, apoio do Instituto EDP e Holy Cow Criações e produzido pela Evoluir, que tem como objetivo ampliar a vivência musical no ambiente escolar, de acordo com uma proposta de educação que integre saberes, estimule o interesse pela descoberta e a vontade de aprender e respeite as multiplicidades culturais, religiosas, étnicas e de gênero. “A intenção é proporcionar, principalmente para as crianças, um momento que traga diversão e alegria dentro de casa, um dos grandes desafios do isolamento social. A gincana Nosso Tambor vem para dar às famílias e crianças um respiro em meio à pandemia, com muita cultura, arte e brincadeira”, afirma a coordenadora de projetos educacionais da Evoluir, Julia Cimionatto.

Motivada pela transformação na educação, a Evoluir atua, há mais de 20 anos, na criação e execução de projetos culturais, sociais e ambientais em todas as regiões do país e também no exterior. Em parceria com empresas e ONGs, promove o desenvolvimento socioambiental e alia metodologia à criatividade para abordar a educação transformadora.

PROGRAMAÇÃO GERAL 

 

Programação Principal | 16/11 (segunda) a 20/11 (sexta)

Desafios, lives show infantil e lives temáticas

 

Programação de Encerramento | 21/11 (sábado)

– Live Especial: “Todo Mundo Sente”, com Flávia Maia

– Live Show de Encerramento com Thiago Di Luca e convidados

 PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

 Segunda-feira (16/11) | Corpo brinquedo

Desafio 1: Afropulso – loucos pela dança! | Regina Santos (11h00)

Desafio 2: Peito, estalo e palma | Mairah Rocha, do grupo Barbatuques (14h00)

Live Show Infantil: Corpo Musical | Mariah Rocha, do grupo Barbatuques (16h00)

Live Temática: Um brinquedo chamado dança | Regina Santos  (20h00)

 

Terça-feira (17/11) | Roda de histórias

 

Desafio 1: Jongando com Tia Nastácia e Tio Barnabé | Adalgiza Américo e Ronald Lotha (11h00)

Desafio 2: No gingado da capoeira | Mestre Dinho (14h00)

Live Show Infantil: Contos, cantos e encantos da Tia Nastácia e tio Barnabé | Adalgiza Américo e Ronald Lotha (16h00)

Live Temática: Na Gira com Dinho: toadas, histórias e bate-papo sobre a educação da rua | Mestre Dinho (20h00)

 

Quarta-feira (18/11) | Tambores e batuques

 

Desafio 1: Que batuque é esse? | Ed Encarnação (11h00)

Desafio 2: Brincando com as congadas | Nina Fola (14h00)

Live Show Infantil: Bora cantar meu povo! | Ed Encarnação (16h00)

Live Temática: O Sul negro, que canta, dança e brinca! | Nina Fola (20h00)

 

Quinta-feira (19/11) | Cultura e infância

 

Desafio 1: Vem ficar Tambor! | Thiago Di Luca (11h00)

Desafio 2: Regando a flor com muito amor | Henrique Menezes (14h00)

Live Show Infantil: Cacuriá, uma brincadeira de dança | Henrique Menezes e Bartira Menezes (16h00)

Live Temática: Infância na Cultura Popular do Maranhão | Bartira Menezes (20h00)

 

Sexta-feira (20/11) | Na batida com mestres e mestras

 

Desafio 1: Batida no caderno | Isaar França (11h00)

Desafio 2: No Baque do Maracatu | Mestre Fabinho (14h00)

Live Show Infantil: Isaar – Na voz e na batida | Isaar França (16h00)

Live Temática: Construindo saberes com os mestres | Mestre Fabinho (20h00)

 

Sábado (21/11) | Nosso Tambor

 

Live Especial: Flávia Maia apresenta “Todo Mundo Sente” (11h00)

Live Show de Encerramento: Thiago Di Luca convida Idowú Akin, Gente Grande Também Brinca e Maria Eugênia Tita pra entrar na roda! (18h00)

 

Sobre o Construindo Música

O Construindo Música é um projeto da Evoluir que une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para trabalhar o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança por meio da música, e, assim, aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos com o objetivo de promover impacto social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais e de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios – Programas Educacionais, Educação Integral e Liderança, Eventos Culturais e a Editora Evoluir – que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.

Saiba mais: www.evoluir.com.br 

Posts Relacionados

Clínica dentária também é lugar de cuidar da beleza

Redação

4ª edição do AFU MMA será realizada no Geodésico

Alessandro Belcorso

GCM flagra crime ambiental no bairro Tabuleiro Verde

Joseane Martins

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/