18.1 C
Osasco
22 de outubro de 2021
Cotia Saúde

Programação do ‘Novembro Azul’ encerra atividades com cerca de 300 atendimentos

Atendimentos da Campanha Novembro Azul (foto:divulgação)

Ao longo do mês de novembro, a Secretaria de Saúde de Cotia realizou uma programação especial com ações educativas, informativas e preventivas para a saúde do homem em alusão ao Movimento Novembro Azul. A data nasceu para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

No mês de novembro, as UBS’s do Jd. Sandra, Parque Miguel Mirizola, Atalaia, Parque Turiguara, Jardim Rio Cotia, Jardim Arco-Íris e Portão tiveram o horário estendido até as 20h, em alguns dias, para garantir o atendimento dos homens que trabalham e não conseguem chegar no horário normal de funcionamento das unidades. No sábado (28/11), inclusive, as UBS’s Atalaia, Caucaia do Alto e Portão abriram das 8h às 13h para atendimento exclusivo de homens.

“Mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, não poderíamos deixar de dar continuidade às ações do Novembro Azul. Seguimos os protocolos de segurança, de modo a não causar aglomerações nos atendimentos. No total, passaram pelos serviços aproximadamente 300 homens. É um número ainda pequeno, mediante a oferta das ações organizadas pela Secretaria de Saúde, porém, crescente, se comparado com anos anteriores, pois, é sabido o quão é desafiador convencê-los do auto cuidado com a sua saúde”, explicou Nilza Ferreira, enfermeira e coordenadora técnica.

A programação contou com consultas com enfermagem, orientação, palestras educativas sobre câncer de próstata, aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, dados antropométricos, atualização de caderneta de vacina e foi solicitado o de exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) para aqueles dentro da faixa etária.

Posts Relacionados

Adesão à anistia de juros e multas de impostos termina no dia 30 de abril

Bruno Schwabenland

Saúde anuncia novo Cronograma de Vacinação contra a COVID-19 para 43+

Bruno Schwabenland

Carapicuíba oferece teste em massa em 15 escolas da cidade

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/