18.3 C
Osasco
21 de junho de 2021
Saúde

Prefeitura reativou Centro de Combate ao Coronavírus, nesta segunda-feira(1)

 

Atendimento será realizado em prédio anexo ao Pronto-Socorro Central, recém construído
Foto: Pedro Godoy /ExLibris PMI

Na última segunda-feira (1), a Prefeitura de Itapevi reabriu o Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), no prédio anexo ao Pronto Socorro Central (Rua José Michelotti, 300 – Cidade Saúde), com funcionamento 24 horas, em todos os dias da semana. Exclusivo para pacientes acima de 12 anos. O local terá entrada independente. A medida tem como objetivo separar os atendimentos de pessoas suspeitas de estarem contaminadas pela Covid-19, de outras doenças.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o PS Central realiza, em média, 320 atendimentos diários de pacientes, sendo 100 destes apresentando quadro clínico de infectados pelo coronavírus. Para evitar que haja contato entre diferentes tipos de pessoas com a possibilidade de transmissão do vírus, a Prefeitura entendeu que a melhor forma é descentralizar este atendimento específico.

Desta forma, o objetivo das novas instalações do CCC é centralizar o atendimento dos pacientes infectados ou com suspeita, reduzindo às chances de contágio pelo vírus nas demais unidades da rede municipal.

“Neste momento da segunda onda da Covid-19 foi necessário reabrir o nosso CCC, assim vamos garantir mais qualidade e um atendimento centralizado e 24 horas e em todos os dias da semana para a nossa população”, disse o prefeito Igor Soares (Podemos).

A partir de então, quem procurar atendimento em caso de suspeita de Covid-19 não deverá entrar pela entrada principal do PS Central, mas sim pela entrada do prédio anexo ao Pronto-Socorro, que é lateral à unidade.

O prédio anexo recebeu adequações. O espaço seria destinado ao CTI (Centro de Transferência Intra Hospitalar), uma unidade que irá receber pacientes que irão precisar de internação.

O CCC terá triagem, recepção e espera. Contará com dois médicos, dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem 24 horas, treinados para atendimento aos pacientes sintomáticos do coronavírus. Foram montados dois consultórios, sala de coleta, sala de procedimentos e haverá 11 leitos de internação.

No Centro de Combate ao Coronavírus serão realizados testes como o PCR (exame que detecta o coronavírus) e o teste rápido, todos seguindo recomendações e as portarias publicadas pelo Ministério da Saúde.

O espaço contará com equipes médicas para atendimento de pacientes de baixa e média gravidade clínica. Os casos de alta complexidade serão encaminhados diretamente ao próprio serviço de emergência do PS Central.

O CCC realizará desde avaliações médicas, tratamentos e internações de pacientes com Covid-19 até serviço social de acolhimento para as orientações de isolamento, assim como o monitoramento dos casos.

Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, o telefone para contato do CCC será 4143-9900.

CCC foi iniciativa pioneira no país

Um dos primeiros hospitais de campanha montados no estado de São Paulo, o CCC começou a atender no dia 18 de março do ano passado. A unidade funcionava na Rua José Michelotti, 97, na Vila Nova Itapevi, foi criada e mantida pela Prefeitura.

Na época, o prédio adaptado funcionou com 13 leitos hospitalares, dois espaços de triagem, recepção e espera, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O antigo Centro de Combate ao Coronavírus, na Vila Nova Itapevi, foi desativado no dia 11 de outubro do ano passado. Em cerca de oito meses de funcionamento, o CCC realizou um total de 14.451 atendimentos.

 

Posts Relacionados

Prefeito Rogério Lins divulga em seu Facebook o programa de combate ás drogas

Bruno Schwabenland

Osasco ganha primeira farmácia de manipulação para pets

Redação

Osasco fica fora da lista de cidades com alto índice de internações por covid

Bruno Schwabenland

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/