22.5 C
Osasco
24 de janeiro de 2021
Caieiras Cidades Saúde

Prefeitura de Caieiras promove ações de intensificação de testagem da Hepatite C

Caieiras recebeu da Secretaria Estadual de Saúde um Certificado de participação no Julho Amarelo, com ações de intensificação de testagem da Hepatite C e de conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais B e C.

O trabalho foi realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica com apoio da Atenção sica. Foram realizados 416 testes de hepatite B e C de 15/07/2018 a 31/07/2018 e os casos diagnosticados foram encaminhados para a referência e já estão recebendo tratamento adequado.

As hepatites virais são provocadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, sendo este último mais frequente na África e na Ásia. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que milhões de pessoas podem ter os vírus B ou C no organismo, sem ter nenhum sintoma.

As hepatites causam a inflamação do fígado por ação viral, devido ao uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Doenças autoimunes, metabólicas e genéticas também podem ser causa da doença. A transmissão varia de acordo com o vírus, podendo ocorrer por contato sexual, exposição vertical (mãe/filho), contato com objetos contaminados, fecal/oral e acidentes biológicos em geral.

Os testes rápidos para Hepatites têm função de triagem. Em caso de resultado positivo, é necessária a realização de exame laboratorial, garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Os testes são oferecidos nas Unidades Básica de Saúde o Município e no CTA (centro de testagem e aconselhamento).

Mais informações procure a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 4442-5236.

Posts Relacionados

Parques Municipais terão de oferecer espaços pet em Osasco

Redação

Contraprova confirma 1º caso de coronavírus no Brasil, diz fonte

Redação

Cidade passará a gerar sua própria energia

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/