20 C
Osasco
7 de março de 2021
Osasco

Prefeito Rogério Lins conhece Castramóvel, que atenderá 4 mil animais, com 200 castrações por dia

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, fez uma visita técnica ao Parque Chico Mendes no dia 27/1, com o objetivo de conhecer o Castramóvel, unidade móvel com centro cirúrgico adaptado e que oferece o serviço itinerante de castração de cães e gatos.

O Castramóvel vai circular por vários bairros do município e castrar 4 mil animais. Além da castração, o serviço incluirá também a identificação dos animais com microchip (microchipagem animal).

Ao todo serão realizadas 4 (quatro) ações ao longo deste ano, sendo que cada uma contemplará mil castrações por semana (5 dias ao todo). Ou seja, serão feitas 200 castrações por dia, sendo 100 de cães e 100 de gatos.

As datas da programação da esterilização animal em unidade móvel já foram definidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e a primeira ação está agendada para o dia 8 de março. Os locais podem sofrer alteração, visto que é necessário amplo espaço para a instalação dos ônibus e das tendas.

Lembrando que a realização do pré-cadastro será divulgada nos próximos dias.

 

Programação, sujeita a alteração

·         8 a 12/3 – Hospital Veterinário unidade Zona Norte. Avenida Lourenço Belloli, 1480 – Pq. Industrial Mazzei

·         9 a 13/6 (feriado) – Parque Chico Mendes. Avenida Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba

·         6 a 10/9 – Proximidades do CEU Saramago. Avenida João de Andrade, 1355 – Jardim Santo Antônio

·         8 a 12/11 – Proximidades do CEU Zilda Arns. Rua Thêda Figueiredo Rega, 155 – Jardim Elvira

O Castramóvel conta com dois ônibus adaptados, sendo um para centro cirúrgico e outro para o pós-operatório.

O centro operatório tem quatro ambientes e capacidade para realizar até seis castrações ao mesmo tempo. Os ambientes são compostos por sala de autoclave (esterilização dos materiais), lavatório de materiais, sala de higienização dos profissionais e ambiente cirúrgico com setor de Emergência, com aparelhos de anestesia inalatória, oxigenação, bomba de infusão, entre outros componentes.

Os ônibus são climatizados e bem iluminados e conectados em rede elétrica (110/220) e hidráulica. Os proprietários ficarão em amplas tendas de apoio recebendo palestras informativas sobre saúde, bem-estar animal e guarda responsável, enquanto aguardam o retorno do animal do pós-operatório, o que pode demorar em média de 1h30 a 2h.

Lins estava acompanhado dos secretários Fábio Grossi (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Thiago Silva (Comunicação Social), e também pelo cirurgião veterinário e representante da Clínica Veterinária Ricardo, Júlio Almeida Neto, empresa contratada mediante TAC – Animal (Termo de Ajuste de Conduta), firmado entre o Carrefour e o município, por meio de instauração do Ministério Público do Estado de São Paulo, por conta do caso Manchinha.

Posts Relacionados

Mais de 103 toneladas de resíduos foram retirados das ruas de Osasco

Redação

Portal do Trabalhador de Osasco realiza mais de 84 mil atendimentos

Bruno Schwabenland

Acidente na entrada da cidade deixa o trânsito um caos

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/