18.4 C
Osasco
25 de novembro de 2020
Cidades Osasco

Prefeito acompanha anúncio de obras da Sabesp para reduzir perdas no abastecimento de água

 

Uma nova empreitada da Sabesp promete reduzir no prazo de um ano 20% das perdas na rede de abastecimento de água na zona Sul da cidade. O prefeito Rogério Lins participou na terça-feira, 22, no Jardim Conceição, um dos bairros beneficiados, do anúncio da obra, cujo contrato da estatal com o Consórcio CPO, composto pelas empresas Restor e Enorsul, foi assinado no dia 15 deste mês.

 

O superintendente da Unidade de Negócios Oeste da companhia, Aurélio Fiorindo Filho, e os engenheiros Alessandro Muniz Paixão, Josué Fraga da Silva e Ricardo Donizete, este último representante do Consórcio, participaram da reunião.

O contrato prevê a substituição de cerca de 20 km de rede antiga (ferro) por tubos de Polietileno Expandido de Alta Densidade (PEA) e de 16,5 mil km de ramais (a conexão entre a rede e as residências).

Segundo  a Sabesp, o prazo de conclusão da obra é janeiro de 2020 e a redução das perdas será de cerca de 460 litros por ligação/dia, na zona Sul da cidade. “Essa redução, cerca de 350 mil m³, daria para abastecer o bairro Bela Vista inteiro por um mês”, comparou Alessandro Muniz.

A obra terá ainda outras duas etapas: a construção de 3,5 km de adutora ligando o reservatório do Bela Vista com o Jardim Conceição e a instalação de 33 válvulas redutoras de pressão para evitar estouros na rede, o que deverá diminuir a necessidade de intervenções como a abertura de valas nas ruas para corrigir vazamentos.

Segundo explicou o engenheiro Alessandro Muniz, o contrato assinado com o consórcio é inovador. “Nos contratos tradicionais, os serviços são executados e pagos. Este novo modelo é por resultado de performance. A empresa receberá o valor estipulado em contrato, de R$ 42 mihões, se no prazo determinado, de um ano, atingir as metas estipuladas”.

Ainda de acordo com a Sabesp, já foram assinados outros três contratos, com outras empresas, prevendo a redução de perdas no abastecimento de água nas zonas Norte e Sul do município. Juntos, visam a substituição de 70 km de rede. Dois desses contratos já estão com obras em andamento.

Para o prefeito Rogério Lins, as obras trarão impacto significativo para a cidade. “Haverá benefícios para o meio ambiente, por conta da diminuição do desperdício de água, e para as vias da cidade, que não precisarão mais ser abertas com tanta frequência, em razão da troca da rede e instalação de redutores de pressão. Com isso, também haverá redução nas pavimentações.”

Confira abaixo a relação das vias onde as obras serão executadas:

– Rua Michel Kalanin
– Passagem Minoru Asão
– Viela Ernesta Maria da Conceição
– Rua Capitão Alberto Mendes Junior
– Viela Ouro Fino
– Rua Antonio Nouche
– Rua Osório de Andrade
– Avenida Monte Ararat
– Rua José Cid Stella
– Avenida Prefeito Hirant Sanazar
– Viela Ernesto Zabotto
– Viela João Inácio da Silva
– Rua Maria D. do Espírito Santo
– Rua Luiz Leão Harduim
– Rua Maria Eudóxia de Oliveira Negri
– Avenida Júlio Mesquita
– Rua Joaquim Jacinto
– Rua Antonio José Dias
– Rua Sarkis Guludjian
– Avenida Dr. Kenkiti Shimomoto
– Rua Misão Tomo
– Avenida Edis Kamalakian
– Rua Pedro A. Soarez
– Avenida Victor Civita
– Rua Caçapava
– Rua João Gutierres Lopes
– Rua José Cid Stella
– Rua Dirce Christensen

Posts Relacionados

Campanha de vacinação contra gripe começa hoje

Joyce Araújo

Basket Osasco vence LSB e garante presença na final da Copa São Paulo

Bruno Schwabenland

Novo secretário da habitação foi apresentado à imprensa de Osasco e região

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO