26.1 C
Osasco
30 de novembro de 2021
Carapicuiba

Polícia prende em Carapicuíba donos de confecção por tráfico de pessoas e trabalhos escravo.

4 pessoas foram presas em Carapicuíba por manter dezenas de bolivianos em regime semelhante a escravidão.

As vítimas trabalhavam em confecções de costura e chegavam a cumprir 14 horas de trabalho para pagar o aluguel do alojamento e da comida, e sempre ficavam devendo para os aliciadores, que também são bolivianos.

Em uma das casas encontradas pela polícia, na frente havia uma fachada de igreja, mas ao entrarem, encontraram uma oficina clandestina e 4 bolivianos trabalhando. O local também era moradia e se encontrava em condições precárias. O dono, que também era boliviano, negou a exploração, alegando que oferecia alimentação e moradia.

Em outro local de Carapicuíba, outro imóvel encontrado tinha uma placa de aluguel, porém foi encontrada outra oficina clandestina, com carros, máquinas de costura e muita roupa espalhada. Foram encontrados mais 12 bolivianos, que trabalhavam dia e noite. Nos fundos do local havia uma espécie de alojamento, em condições precárias e de risco, com entulhos e fiação elétrica exposta.

Através dessas 2 investigações, os policiais encontraram um terceiro endereço com mais uma oficina clandestina. No local foram encontrados mais 11 bolivianos.

Em todos os locais a jornada de trabalho era intenso e parte dos pagamentos voltavam para os donos das oficinas.

Na declaração de uma das vítimas, ela afirmou que pagava por mês 1.300 reais de aluguel e mais 700 reais de alimentação. O pagamento era por produção e para cobrir as despesas, trabalhavam muito mais horas, porém sempre acabavam devendo aos donos das oficinas, ficando privados de saírem do local ou até mesmo poder voltar para o país de origem.

No final da operação, foram retiradas 33 pessoas das oficinas, todas bolivianas, e foram presos em flagrante 4 donos das oficinas.

Posts Relacionados

Prefeitura de Carapicuíba entrega Parque do Planalto totalmente revitalizado

Bruno Schwabenland

Passagem dos trens e metrô irão subir no início do ano

Redação

Carapicuíba antecipa vacinação contra a covid-19 dos idosos com 66 anos

Bruno Schwabenland

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/