15 C
Osasco
18 de junho de 2021
Cidades

Osasco realiza Dia “D” da vacinação contra gripe, covid-19 e de rotina no sábado, 29/5

A Prefeitura de Osasco, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, promoverá no sábado, dia 29/5, ampla mobilização de vacinação.
Osasco realiza Dia “D” da vacinação contra gripe, covid-19 e de rotina no sábado, 29/5. Foto: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, promoverá no sábado, dia 29/5, ampla mobilização de vacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os dois Centros de Atenção ao Idoso (CAI) estarão abertos, das 8h às 17h, para imunizar contra a gripe (Influenza), covid-19, e também atualizar a carteirinha de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Gestantes e puérperas terão horário de atendimento diferenciado, das 8h às 14h30.

A multivacinação visa atender ao maior número de pessoas possíveis e integra as ações do Plano Nacional de Imunização (PNI). Essa será uma data única de multivacinação. A partir do dia 31/5, a Prefeitura continuará com o cronograma oficial de imunização e seus respectivos públicos.

Confira quem poderá ser vacinado no sábado, 29/5:

Vacinas de Rotina
Crianças: Hepatite B, Sarampo Caxumba e Rubéola, Febre Amarela, Hepatite A, Rotavírus, Pentavalente, Pneumo 10, Meningite C, Varicela, DTP e Pólio
Adolescentes: HPV, Sarampo Caxumba e Rubéola, Febre Amarela, Dupla Adulto, Hepatite B e Meningite ACWY
Adultos: Hepatite B, Dupla Adulto, Febre Amarela, Sarampo Caxumba e Rubéola
Idosos: Hepatite B, Dupla Adulto

Exigências: apresentar a caderneta de vacinação, documento com foto e comprovante de endereço.

Vacina contra a Gripe (Influenza)
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos,
Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) – SERÃO ATENDIDAS DAS 8H ÀS 14H30,
Idosos 60 anos+,
Profissionais da Saúde 18+ (veja a relação dos que serão atendidos mais abaixo)
Profissionais da Educação 18+

Exigências: Carteirinha de vacinação, documento com foto, comprovante de endereço e, para os profissionais, carteira do Conselho de Classe ou documento que comprove a função

Relação dos trabalhadores da Saúde que podem receber a vacina contra a Gripe:
. Assistentes sociais
. Biólogos
. Biomédicos
. Cuidadores de idosos
. Doulas e parteiras
. Estudantes da área de saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde
. Enfermeiros
. Farmacêuticos
. Fisioterapeutas
. Fonoaudiólogos
. Médicos
. Nutricionistas
. Odontologistas
. Psicólogos
. Profissionais de educação física
. Terapeutas ocupacionais
. Médicos veterinários e seus técnicos e auxiliares
. Trabalhadores de apoio: recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas

Vacina contra a covid-19
A vacina contra a covid-19 estará disponível para idosos 60 anos+, Gestantes a partir dos 18 anos, com comorbidade – ATENDIMENTO DAS 8H ÀS 14H30, Puérperas a partir dos 18 anos com comorbidades – ATENDIMENTO DAS 8H ÀS 14H30, Pessoas com comorbidades 40 anos+, Síndrome de Down 18+, Portadores de Deficiência Permanente e que recebam BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 40 anos+, Trabalhadores da Educação com 47+ (com QR code do VacinaJá) e Trabalhadores do transporte coletivo a partir dos 18 anos (com QR code do VacinaJá)

Exigências: Documento com foto, comprovante de endereço e receitas para comprovar as comorbidades. Os profissionais da Educação 47+ e do transporte coletivo devem obrigatoriamente apresentar ainda o QR Code do VacinaJá. Para obter o QR code do VacinaJá é necessário acessar o app ou o portal do governo do Estado https://vacinaja.sp.gov.br/ e seguir os procedimentos.

Importante informar que os profissionais da Saúde que ainda não foram vacinados serão contemplados no próximo calendário que será divulgado em breve pela Prefeitura.

Nessa fase da campanha são atendidas as pessoas com hipertensão que façam uso de três ou mais medicamentos.

Relação das Comorbidades (A relação das comorbidades também pode ser conferida na home em: http://saude.osasco.sp.gov.br/)

Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente (HAR), Hipertensão arterial – estágio 3, Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade, Doença Cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer), Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves), Obesidade mórbida, Cirrose hepática, Doenças Cardiovasculares, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Síndrome de Down, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

Veja quais grupos estão sendo vacinados contra a covid-19 atualmente, de acordo com o Plano Nacional de Imunização determinado pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado de SP:

– Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), com comorbidades (18+)
– Metroviários e Ferroviários (18+) – apresentar holerite de menos de 2 meses
– Motoristas e cobradores de ônibus (18+) – apresentar QR code do Vacina Já
– Pessoas com 60+
– Pessoas com síndrome de Down (18+)
– Pessoas com comorbidades (50+) – necessário apresentar receitas ou laudos. Hipertensos devem fazer uso de 3 ou mais medicamentos e comprovar com receitas
– Pessoas com deficiência permanente (55+), com BPC
– Pacientes em Hemodiálise (18+)
– Profissionais da Educação (47+) – apresentar QR code do Vacina Já
– Profissionais da Saúde (47+) – (Assistentes sociais – biólogos – biomédicos – cuidadores de idosos – doulas e parteiras – estudantes da área de saúde que estiverem prestando atendimento na assistência de serviços de saúde – enfermeiros – farmacêuticos – fisioterapeutas – fonoaudiólogos – médicos – nutricionistas – odontologistas – psicólogos – profissionais de educação física – terapeutas ocupacionais – médicos veterinários e seus técnicos e auxiliares – trabalhadores de apoio: recepcionistas – seguranças – pessoal de limpeza – cozinheiros e auxiliares – motoristas de ambulâncias e todos os que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas)

Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio da Central 156 (ou 3651-7080)

Posts Relacionados

Prefeitura realiza ciclo de palestras sobre prevenção do suicídio

Alessandro Belcorso

Senai abre inscrições para cursos técnicos

Alessandro Belcorso

Santana de Parnaíba possui a maior reserva biológica em perímetro urbano do Estado de São Paulo e tem diversos exemplos de proteção ao meio ambiente

Bruno Schwabenland

1 comentário

APARICIO 28 de maio de 2021 at 15:51

Penso que a Vacina contra a Gripe (Influenza), deveria também ser estendida a pessoas com comorbidades.
Parabéns pelo artigo.

Resposta

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/