18.3 C
Osasco
5 de agosto de 2021
Osasco Política

Osasco inicia vacinação contra a COVID para 50+ nas UBSs e CAIs

Seguindo o Plano Estadual de Imunização (PEI), na quarta-feira, 16/6, Osasco iniciou a vacinação contra a COVID-19 para pessoas com 50 anos ou mais nas Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção ao Idoso.
Osasco inicia vacinação contra a COVID para 50+ nas UBSs e CAIs -Foto: Marcelo Deck

Seguindo o Plano Estadual de Imunização (PEI), na quarta-feira, 16/6, Osasco iniciou a vacinação contra a COVID-19 para pessoas com 50 anos ou mais nas Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção ao Idoso. Além disso, realiza desde sábado, 12/6, até sexta-feira, 18/6, drive-thrus para esse público no estacionamento da prefeitura, com todas as agendas completas. O município já aplicou 263.831 doses da vacina contra o coronavírus, sendo que 190.555 pessoas receberam a 1ª dose e 73.276 estão imunizadas com as duas doses.

Para receber a vacina numa das 34 Unidades Básicas de Saúde ou num dois Centros de Atenção ao Idoso, o munícipe não precisa fazer agendamento na Central 156, como tem sido exigido para vacinação no drive-thru. Porém, a fim de agilizar o atendimento nas unidades de saúde, além do documento com foto e comprovante de endereço, a administração solicita que todos façam o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.

No primeiro dia da vacinação para a faixa etária nas UBSs e CAIs, as unidades registraram filas de espera justamente porque a grande maioria das pessoas que fazem parte do público-alvo não tinham feito o pré-cadastro no VacinaJa. Com isso, os colaboradores dos pontos de vacinação precisaram fazer o cadastramento individual no portal do governo do Estado.

Apesar da fila que enfrentou, Joelma Batista Santana, moradora do Rochdale, disse que o atendimento foi rápido. “Mesmo com a fila que está, até que foi rápido. Estava com muita expectativa por esse dia e agora estou muito feliz por estar vacinada”, disse a munícipe de 57 anos, que recebeu a 1ª dose da AstraZeneca.

Confira abaixo quais grupos estão sendo vacinados atualmente, de acordo com o Plano Nacional de Imunização determinado pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado de SP:

– Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades (18+)

– Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) sem comorbidades (18+)

– Metroviários e Ferroviários (18+) – apresentar holerite de menos de 2 meses

– Motoristas e cobradores de ônibus (18+) – apresentar QR code do Vacina Já

– Caminhoneiros (18+) – apresentar documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas

– Pessoas com 50+

– Pessoas com síndrome de Down (18+)

– Pessoas com comorbidades (18+) – necessário apresentar receitas ou laudos. Hipertensos devem fazer uso de um ou mais medicamentos e comprovar com receitas

– Pessoas com deficiência permanente (18+) com comorbidades e com BPC

– Pessoas com deficiência permanente (18+) sem comorbidades e sem BPC

– Pacientes em Hemodiálise (18+)

– Profissionais da Educação (18+) – apresentar QR code do site Vacina Já

– Profissionais e estagiários da Saúde (18+) – mediante agendamento e disponibilidade de calendário

– Garis e funcionários da limpeza pública

– Lactantes (mulheres que deram à luz nos últimos 12 meses e que ainda estão amamentando)

Posts Relacionados

Projeto social prepara 90 jovens e adultos para o mercado de trabalho

Alessandro Belcorso

Deputado Cezar completa dois anos de mandato com investimentos para 75 cidades

Bruno Schwabenland

Rogério Lins anuncia novo secretariado

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/