27.1 C
Osasco
28 de novembro de 2021
Cidades Osasco

Osasco é destaque em ranking da transparência

Osasco obteve uma boa notícia esta semana. Dados divulgados quarta-feira, 12/12, pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) apontam que o município ficou na posição 154, com nota 8.14, no ranking da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, que  verifica o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, entre os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017). No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.De acordo com o levantamento, feito entre 9 de setembro e 14 de novembro deste ano, o município fica à frente de capitais como São Paulo, que tirou 6.69 (314 no ranking) e Salvador (8.4 e 168 no ranking) e de outras cidades da Grande São Paulo, como Guarulhos (7.76 e posição 200 no ranking) e Mauá (7.75 e 204 no ranking). Todas as unidades avaliadas receberam entre 0 e 10 pontos, o que permite a geração de rankings.

Durante a assinatura da minuta do projeto de lei que institui o plano de carreira dos profissionais da Educação, no mesmo dia da divulgação do ranking, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, comemorou a pontuação. “É motivo de orgulho para todos saber que tiramos esta pontuação e que ficamos bem perto dos 150 municípios melhor avaliados”

A EBT – Avaliação 360° está na terceira edição e, diferentemente das anteriores, traz uma inovação em sua metodologia. A principal diferença é que além da transparência passiva, também foi avaliada a transparência ativa. Ou seja, além da regulamentação da LAI – existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos e atendimento desses pedidos – a CGU mapeou como governos estaduais e municipais publicam na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.

Posts Relacionados

Clássico regional decide vaga na final do Campeonato Paulista de Vôlei Feminino

Alessandro Belcorso

Câmara aprova permanência obrigatória de ambulâncias em todas as unidades de saúde de Osasco

Bruno Schwabenland

É HOJE: Vôlei Osasco-Audax encara Sesi Bauru em duelo direto pelo quinto lugar na Superliga

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/