15.5 C
Osasco
9 de maio de 2021
Osasco Política

Osasco amplia horário de funcionamento do comércio e sugere adequações para evitar aglomerações

A Prefeitura de Osasco decidiu ampliar o horário de funcionamento  de comércio, bares, restaurantes e academias para evitar aglomerações.
Calçadão Osasco (R. Antônio Agú, 194 – Centro, Osasco – SP, 06093-000). Foto: Divulgação

A Prefeitura de Osasco decidiu ampliar o horário de funcionamento  de comércio, bares, restaurantes e academias para evitar aglomerações. As novas medidas iniciaram na última sexta-feira, 11/12.

O intuito é programar melhor para as compras de fim de ano e atividades de lazer e entretenimento dos munícipes.

Já no caso do comércio (incluindo os shoppings), a capacidade de atendimento nos locais será de 40%, com 12 horas de funcionamento, até as 23h. Para os lojistas, eles devem fazer o controle de acesso, garantindo a lotação máxima de um cliente a cada 15 metros de área de vendas ou serviços. E ainda fixar no local placa ou aviso contendo horário de funcionamento e o limite da lotação máxima e controlar para que não haja filas internas e externas nos estabelecimentos.

Para os restaurantes e similares (com consumo no local), a capacidade de público também é restrita a 40% do espaço, com 12 horas diárias e atividades até 23h. As mesas  têm de ter no máximo seis lugares.

Todo caso, ficará mantida a utilização de área externa ou ao ar livre para os estabelecimentos que já possuam essa autorização, desde que mantida a distância mínima de 1.5 metro para o trânsito livre e seguro dos pedestres.

As academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica só poderão funcionar com 30% da capacidade, mas por 14 horas diárias. Mas clientes e usuários deverão seguir algumas regras, entre as quais fazer agendamento prévio (vedada a entrada fora da escala de horário).

Os acessos também deverão ter controle de identificação dos usuários e cada pessoa (proprietários, funcionários e usuários) deverá usar equipamento de proteção individual (máscaras, luvas e similares). Todos deverão sujeitar-se à medição de temperatura, sendo considerados casos suspeitos de covid-19 aqueles que apresentarem febre, ainda que leve. Nesse caso, a pessoa não poderá permanecer no local.

Ainda para as academias deverão disponibilizar álcool 70% (dispenser) em todas as áreas do estabelecimento, sendo que nas áreas de musculação deverá disponibilizar um frasco por aparelho.

Em todos os estabelecimentos comerciais, segue obrigatório o uso de máscaras e a higienização constante das mãos com álcool em gel 70%, além do distanciamento entre as pessoas, o que é fundamental para evitar a propagação do coronavírus.

A exemplo de outras cidades do Estado, desde a semana passada Osasco encontra-se na fase amarela do Plano São Paulo.

fonte: Jornal Digital da Região Oeste  (JD)

Posts Relacionados

Prefeito Rogério Lins participa do lançamento do Programa de Parcerias Municipais

Joyce Araújo

Prefeitura de Carapicuíba entrega Parque do Planalto totalmente revitalizado

Bruno Schwabenland

Alunos de Emeief do Jardim Conceição recebem kit escolar

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/