21.3 C
Osasco
26 de fevereiro de 2021
Cidades Itapevi

Obras do Piscinão do Sapiantã avançam e atingem 25,91% de intervenções concluídas

Como parte das comemorações de aniversário de 60 anos de Itapevi, a administração vai inaugurar também o piscinão do Vitápolis no dia 24 de fevereiro e o do Paim, no Parque Suburbano, no dia 24 de março.

Iniciada em 1º de outubro do ano passado, as obras do piscinão do Sapiantã chegam a 25,91% de intervenções concluídas. Este é o terceiro reservatório em construção na cidade com o objetivo de resolver o problema das enchentes em Itapevi. As obras do Sapiantã devem ser concluídas em setembro deste ano.

Além dele, a Prefeitura está em fase final de duas outras grandes obras que vão transformar o município: os piscinões do Suburbano e do Vitápolis, que chegaram respectivamente a 96,72% e 100% de obras finalizadas, de acordo com levantamento realizado nesta sexta-feira (11) pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Ao todo, os três reservatórios somam aproximadamente R$ 112 milhões em investimentos. Como parte das comemorações de aniversário de 60 anos de Itapevi, a Prefeitura vai inaugurar o piscinão do Vitápolis no dia 24 de fevereiro e o do Paim, no Parque Suburbano, no dia 24 de março.

As três intervenções são realizadas pelo Consórcio Barueri-Mirim, que é composto pelas empresas Soebe Construção e Pavimentação e Construtora Etama Ltda. Ele atua em parceria com a Prefeitura de Itapevi, que entra no projeto com contrapartidas financeiras, e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC).

Piscinão do Sapiantã

Está localizado ao lado direito da estrada Yoshihiro Iwahashi, no bairro do Sapiantã. O equipamento terá área de 22.402,09 m² e capacidade para receber 81.830,00 m³, ou seja, 81.830.000 litros. O dispositivo terá 3,34 metros de profundidade.

Os primeiros trabalhos foram de escavação do reservatório. Na sequência, serão executadas a regularização do platô (parte elevada e plana de um terreno) lateral, instalação e enchimento de geoformas têxteis (sistema construtivo), plantio de gramas nos taludes (inclinação na superfície lateral de um aterro) e instalação de gradil metálico.

O piscinão receberá águas do Rio Sapiantã, que é afluente direto da margem direita do Barueri-Mirim, que, por sua vez, desemboca sob a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva (SP-274), próximo ao Itapevi Center. O objetivo é reduzir a incidência de enchentes e alagamentos na região.

O Rio Sapiantã nasce em Vargem Grande Paulista, se estende por aproximadamente 10,4 quilômetros até a sua foz, cruzando os bairros do Sapiantã, Vila Nova Esperança e Vila Santa Rita, dentre outros.

Piscinão do Vitápolis

O equipamento está localizado na divisa dos bairros Chácara Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde. O piscinão receberá águas do rio Barueri-Mirim, combatendo enchentes e alagamentos na região destes bairros e na região central de Itapevi.

As obras do piscinão do Vitápolis foram iniciadas no dia 7 de fevereiro de 2017. O equipamento, que terá três metros de profundidade, é paralelo ao rio e irá captar o excesso de água quando o nível do rio ultrapassar a cheia. Ele terá capacidade de até 109 milhões de litros de água de armazenamento.

Piscinão do Suburbano

O equipamento receberá as águas do córrego Paim para diminuir a ocorrência de alagamentos no bairro, na Cohab e no Centro. Ele fica entre a Avenida Rubens Caramez e as ruas dos Sulamericanos e dos Paulistas, nos fundos da Escola Estadual Prof. José Sérgio Pereira.

Os trabalhos no local foram retomados em abril deste ano. O equipamento terá área de 16.500 m² e capacidade para receber 79.663 m³, ou seja, 79.633.000 litros.

Córrego Barueri-Mirim atinge 98% de obras concluídas

De acordo ainda com estudo realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, a canalização do córrego Barueri-Mirim encontra-se com cerca de 98,39% dos trabalhos executados. A obra está ligada diretamente ao Piscinão do Vitápolis, que está localizado ao longo de seu curso. A canalização do Rio Barueri Mirim inicia-se na Rua Orlando Higino de Moraes, prossegue pela Avenida Presidente Vargas e se estende até o final das Ruas Lafaiete Rodrigues e Boulevard Paulistana, já na divisa com o município de Jandira.

Posts Relacionados

Novo Atacadão de Osasco irá gerar 300 vagas para várias áreas

Alessandro Belcorso

Prefeito Gersinho Romero amplia horário de atendimento das UBSS

Redação

Juíza aceita denúncia e youtuber Cocielo vira réu em processo por racismo

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/