20.3 C
Osasco
25 de novembro de 2020
Silvânio - Vinhos

O processo da fabricação do vinho

Após a colheita das uvas, que pode ser mecânica ou manual, as uvas são levadas ate o local onde vão ser processadas e vinificada.

Winery workers treading red wine

Neste local as uvas são separadas, selecionadas e logo em seguida vai para uma maquina (desengaçadeira) onde vão ser retirados e separados os talos, pois os mesmo não podem fazer parte do processo de vinificação, são amargos e distrigentes.

Após esse processo as uvas vão para a maceração, onde é exprimidas e extraído o suco da uva, logo em seguida o suco e levado para os tanques de aço inox para fermentação. Se for vinho tinto as cascas são fermentadas junto com o suco, pois a cor do vinho estar nas cascas, se for vinho branco só será fermentado o suco.

Esta mistura de casca e suco, ou só o suco com levedura na fermentação é chamado de mosto, nesta etapa o açucara da uva será transformado álcool e, enólogo acompanha a fermentação ate o ponto alcoólico que ele deseja produzir seu vinho. Quando o vinho atinge o ponto ideal, a fermentação e interrompida e o vinho passa pelo processo de filtração, para separar as cascas do vinho, se for vinho tinto. Feito isso o vinho vai para o barril para amadurecimento, e o tempo quem determina e o produtor.

La no meu canal do youtube tem vídeo sobre esse assunto.

Assista o vídeo e se inscreva no meu canal.

Um forte abraço e ate breve

Posts Relacionados

A diferença entre o Chopp e a Cerveja

Alessandro Belcorso

Diferença entre vinho de mesa e vinho fino

Silvânio Lourica

DEIXE UM COMENTÁRIO