15.8 C
Osasco
22 de abril de 2021
Cidades Cultura Embu

Jornada do Patrimônio terá visitas guiadas a prédios e acervos culturais e históricos

Embu das Artes faz parte da Jornada do Patrimônio Paulista 2018, evento que visa valorizar a história paulista, aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico por meio de visitas guiadas a patrimônios edificados e roteiro de passeios e atividades pela cidade. Essa jornada ocorrerá no sábado (29/9) e no domingo (30/9), com realização da Secretaria Estadual de Cultura em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo.

Para conhecer as atrações, os turistas poderão ir diretamente aos locais indicados no roteiro abaixo, dentro dos horários estabelecidos, e serão recepcionados por guias uniformizados, que entregarão um folder de divulgação e farão monitoramento sobre as histórias e características dos espaços. Para se locomover de um lugar ao outro, é possível realizar o roteiro a pé, exceto no Memorial Sakai, para onde será disponibilizado aos turistas um veículo que partirá do Centro.

As maioria das visitas são gratuitas, porém apenas o Museu de Arte Sacra cobrará uma taxa de R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia) para entrada.

Confira abaixo o roteiro completo:

• Memorial Sakai do Embu e Capela de Santa Cruz
Inaugurado em 2003, o Memorial Sakai do Embu disponibiliza o acervo de peças do artista Tadakiyo Sakai, um dos maiores terracotistas do País. No museu é possível encontrar peças combinadas com a arte oriental, brasileira, indígena, cabocla e católica, todas compostas em esculturas de barro – a arte terracota. Já a Capela de Santa Cruz possui no altar uma cruz de madeira ladeada por dois anjos de terracota com suas violas, de autoria de Helaine Malca. A decoração da capela foi feita pelo artista plástico José Luiz Aleman.
Endereço: Rua Rebolo Gonzáles, 185 – Vila Cercado Grande.
Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. Telefone: (11) 4241-5993.

• Centro Cultural Mestre Assis do Embu
Há três salas para exposições (Josefina Azteca, Ana Moysés e Jaldo Jones), e o auditório Cássio M’Boy, com capacidade para 150 pessoas, destinado a palestras, recitais, espetáculos musicais e teatrais.
Endereço: Largo 21 de Abril, 29 – Centro.
Funcionamento: todos os dias, das 9h até o último evento. Telefone: (11) 4781-4462.

• Museu de Arte Sacra dos Jesuítas 
Sua arquitetura apresenta particularidades do estilo barroco paulista e um acervo rico em imagens de anjos, santos e personagens bíblicos entalhados em madeira, modelados em terracota ou em armações de roca, produzidos entre os séculos XVII e XIX.
Endereço: Largo dos Jesuítas, 67 – Centro Histórico.
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h. Telefone: (11) 4704-2654.

• Feira de Artes e Artesanato
A tradicional Feira de Artes e Artesanato é uma das principais atrações turísticas da cidade. Desde 1969, as ruas do Centro Histórico são ocupadas por artistas e artesãos, que expõem e vendem seus produtos.

• Capela de São Lázaro 
O principal atrativo é a imagem de São Lázaro, de autoria do artista Cássio M’Boy, e o Santo Cristo, entalhado por Zé Santeiro.
Endereço: entre a Rua da Matriz e a Rua Nossa Senhora do Rosário.
Funcionamento: de quinta a domingo, das 9h às 17h.

Posts Relacionados

Prefeitura inaugura pacote de obras no aniversário da cidade

Joseane Martins

Valid participa de live sobre LGPD da Cliente SA

Bruno Schwabenland

Defesa Civil recebe as 04 primeiras motos da corporação

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/