28 C
Osasco
11 de abril de 2021
Cidades Política

Governo de SP tem 11 hospitais de campanha nesta segunda onda da pandemia

Nesta quinta (8) entra em funcionamento a unidade de Sorocaba; outras seis já funcionam desde a segunda quinzena de março.
Governo de SP tem 11 hospitais de campanha nesta segunda onda da pandemia. Foto: Governo de São Paulo

O Governo de SP inicia nesta quinta-feira (8) os atendimentos no hospital de campanha do AME (Ambulatório Médicos de Especialidades) de Sorocaba. Com esta abertura, será o 11º hospital de campanha para a assistência de pacientes de Covid-19 nesta segunda onda da pandemia.

No total já estão em funcionamento 122 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 131 de enfermaria em serviços que passaram por adequações para abrigar pacientes com quadros graves provocados pelo novo coronavírus. Até o final do mês serão 159 de UTI e 140 de enfermaria nestas unidades.

Desde março, sete hospitais de campanha entraram em funcionamento, sendo um no Hospital São José da Zona Norte da Capital e nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de Andradina, Barretos, Botucatu, Campinas e Itapeva. A unidade de Sorocaba que abre hoje terá em pleno funcionamento oito leitos de UTI e 2 de enfermaria.

O Governo de SP também reativou neste ano o hospital de campanha de Heliópolis, instalado no AME da zona Sul da Capital, que possui 24 leitos de UTI e 20 de enfermaria. Também converteu o AME de Franca, que passou por ampliação e agora opera com 22 leitos de UTI e três de enfermaria.

No Hospital Estadual de Bebedouro são 20 de UTI e 20 de enfermaria. Além disso, em Bauru, o hospital de campanha instalado no prédio da USP funciona com 40 leitos de enfermaria e estão em andamento as tratativas para a instalação de 10 novos leitos de UTI neste serviço.

“Esse conjunto de medidas reforçam o sistema de saúde e garantem o atendimento a todos. São unidades equipadas que oferecem atendimentos complexos e humanizados aos pacientes de Covid-19”, explicou o Secretário da Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn.

Novas unidades

Até o começo da próxima semana entra em funcionamento o Hospital Metropolitano Santa Cecília, no Centro da Capital. A unidade será ativada gradativamente e terá neste mês de abril 40 leitos de enfermaria e 20 de UTI.

O serviço será instalado em um prédio cedido ao Governo de SP e será referência para atendimentos de pacientes da Grande São Paulo e outras regiões próximas, se necessário. No total, 900 profissionais atuarão no hospital, entre eles cerca de 150 médicos, além de enfermeiros, técnicos e funcionários administrativos.

Também estão previstos a abertura de outros seis hospitais de campanha nos AMEs de Assis, Lorena, Dracena, Tupã, Santo André e Santos. Devido a alta demanda por gases medicinais na rede de saúde de todo o país, a instalação dos equipamentos para o fornecimento destes insumos nestas unidades ainda está em fase de conclusão.

Posts Relacionados

Prefeitura inova mais uma vez com Sessões de Licitações transmitidas ao vivo

Joseane Martins

Governo de São Paulo publica decreto com atualização de regras do Plano SP

Bruno Schwabenland

Sessões da câmara de Osasco retornam nesta terça(05)

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/