22.8 C
Osasco
26 de outubro de 2021
Gilmara Eid - Nutrição - Momento Saúde

GASTRITE X ÚLCERA – Saiba como evitar

Gastrite é uma inflamação aguda ou crônica do revestimento do estômago e pode ser provocada por diversos fatores, como por exemplo: inflamação bacteriana, como H. pylori, uso de medicamentos que agridem o estômago, consumo de bebidas alcoólicas e alimentação inadequada, entre outros.

Úlcera é uma ferida no estômago. As causas são variadas. Em geral, os mesmos fatores que causam a gastrite, podem também causar úlcera.

Como a alimentação pode ajudar nos sintomas e no tratamento?

Uma alimentação balanceada é fundamental para nossa saúde. No caso de pessoas com gastrite ou úlcera mudanças na dieta é muito importante para que diminua os sintomas e incômodos e melhore a qualidade de vida!

O que se deve evitar?

Frituras, alimentos gordurosos, embutidos, em conserva, temperos picantes, bebidas gaseificadas, e que contenham cafeína (refrigerantes, café, chá preto , chá mate), frutas cítricas, chocolate, doces concentrados (goiabada, doce de leite, geleia, cocada, compotas), bebidas alcóolicas, tabaco e comer tomando líquido junto.

O que devo priorizar?

Alimentar-se de 3 em 3h, pouca quantidade, para que se evite que o estômago fique longos períodos sem receber alimentos, mastigar bem os alimentos, prefira frutas e sucos com baixa acidez (mamão, melancia, banana, melão, abacate, maçã), inclua em suas refeições legumes e vegetais (folhas, cenoura, abobrinha, abóbora, chuchu, batata, mandioca), prefira cozidos ou em forma de purê!

Não deixe de se consultar com o médico especializado no assunto e sempre uma orientação de um Nutricionista.

Posts Relacionados

Aveia e seus benefícios e indicações

Gilmara Eid

Como escolher o verdadeiro pão integral

Gilmara Eid

Peito de Peru – É tudo, menos saudável!

Gilmara Eid

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/