15 C
Osasco
21 de junho de 2021
Barueri Saúde

“Fique Sabendo”: sábado haverá ação com testagem rápida de HIV e sífilis no CTA

 

O Dia Mundial de Combate à Aids é celebrado em 1º de dezembro. No Brasil a data é comemorada desde 1988, um ano após o dia ser fixado pela Assembleia Mundial da Saúde. O objetivo é alertar a todos sobre essa doença por meio de diversas ações.

 

Em Barueri, o Programa IST / Aids e Hepatites Virais, por meio da campanha “Fique Sabendo”, irá realizar testes rápidos de HIV e sífilis no próximo sábado (dia 5 de dezembro), das 8h30 às 15h30, nas dependências do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que fica na avenida 26 de Março, 845, no Centro (ao lado da Farmácia Municipal).

 

O teste rápido sai em apenas 15 minutos e proporciona que as pessoas saibam seu estado sorológico e, se for o caso, iniciem o tratamento quanto antes. Com o acompanhamento adequado, a sífilis tem cura. Já no caso do HIV, um tratamento precoce possibilita que a pessoa tenha uma vida normal.

 

“Entendemos que uma pessoa tratada logo no início do diagnóstico não adoeça de Aids e possa diminuir sua carga viral. Nesses casos, a pessoa fica com seu status sorológico indetectável e terá mais saúde e não transmitirá o vírus, quebrando a barreira de transmissão”, explica Reinildo Souza, coordenador do Programa IST/Aids no município.

 

Reinildo faz questão de destacar a importância de todos se submeterem ao teste rápido periodicamente. “Oportunizando o tratamento adequado e precoce a quem precisa, estaremos prevenindo a transmissão do vírus e garantindo a qualidade de vida da pessoa infectada”, diz.

 

Além dos testes rápidos, que são realizados em local privado e com total sigilo, a equipe também irá distribuir preservativos e material informativo.

 

Teste rápido na rede

A ação do próximo dia 5 busca alertar a população sobre a importância dessa campanha, mas os testes rápidos estão disponíveis o ano inteiro para quem quiser, tanto no CTA quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ele é gratuito, assim como o tratamento, oferecido de forma integral na rede de saúde, inclusive com atendimento por equipe multidisciplinar aos casos reagentes.

Posts Relacionados

Ciclo Sebrae abre inscrições para quatro oficinas gratuitas

Alessandro Belcorso

Prevent Senior poderá reabrir Hospital Renascença em Osasco

Redação

Dr.Lindoso quer redução de salários de agentes políticos em Osasco

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/