19.8 C
Osasco
21 de abril de 2021
Cidades Saúde

Escola do Hospital das Clínicas anuncia capacitação inovadora de profissionais de saúde para tratamento do câncer

Com a a criação de  um curso acadêmico para suprir a demanda crescente de profissionais capacitados a desenvolver técnicas inovadoras em Dosimetria para o tratamento radioterápico da doença.
Por ser uma iniciativa do maior complexo hospitalar da América Latina, a EEP engloba as práticas de 8 Institutos do HCFMUSP, do Hospital Auxiliar de Suzano e dos 66 Laboratórios de Investigação Médica. Foto: Divulgação

O aumento do câncer em decorrência do envelhecimento da população brasileira somado à deficiência de profissionais habilitados para tratamento da doença levou o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) em conjunto com a Escola de Educação Permanente (EEP) do HCFMUSP, a criar de forma pioneira um curso acadêmico para suprir a demanda crescente de profissionais capacitados a desenvolver técnicas inovadoras em Dosimetria para o tratamento radioterápico da doença. Antes, os profissionais de saúde trabalhavam a partir de um aprendizado empírico.

O curso de Dosimetria ministrado pelo ICESP em parceria com a EEP do HCFMUSP é um dos principais oferecidos pela escola, de uma grade de 51 cursos de especializações. No caso do curso de Dosimentria, por causa da deficiência de mão de obra especializada, os médicos dessa área têm sido cada vez mais disputados no mercado.

De acordo com Dr. Erik Lima, Gerente da Diretoria Geral da Assistência (DGA) – Radiologia do ICESP, “o curso tem como objetivo formar profissionais para que estejam preparados para atuar com as novas tecnologias que surgem a todo momento para o tratamento radioterápico. Além disso, traz como grande diferencial seu corpo docente qualificado e atuante nos maiores centros de radioterapia do Brasil, afirma. Ele acrescenta que a estrutura para estágio prático com 400 horas, já que o ICESP possui o maior parque radioterápico do Brasil, é outro diferencial relevante do curso”.

Inscrições para 51 cursos de especialização

 A Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas (EEP HCFMUSP) abriu inscrições para 51 cursos da área médica e multiprofissional. As especializações Lato Sensu do HCFMUSP têm início previsto para o primeiro semestre de 2021 e a duração vai de 1 a 2 anos, dependendo da área escolhida.  As inscrições estão abertas a partir deste mês de novembro.

O programa oferece vivência teórica e prática de excelência no maior hospital da América Latina, tendo como diferencial proporcionar ao aluno a rotina na área com profissionais qualificados e com tecnologia de ponta. Para 2021, o programa conta com três novos cursos: Multiprofissional em Terapia Intensiva com Ênfase em Saúde do Adulto com Câncer (área multiprofissional) pelo ICESP, Neuroanestesia (área médica), desenvolvido pelo ICHC e o Dosimetria em Radioterapia (área multiprofissional) também pelo ICESP.

As capacitações são oferecidas pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto da Criança (ICR), Instituto Central (ICHC), Instituto do Coração (InCor), Instituto de Radiologia (InRad), Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), Instituto de Psiquiatria (IPq), Laboratórios de Investigação Médica (LIM), Instituto Oscar Freire (IOF) e Prédio da Administração do HCFMUSP.

Psiquiatria Forense: especialização para além da Saúde

Entre os cursos tradicionais oferecidos pela EEP, está a especialização em Psiquiatria Forense, voltada para médicos com interesse na área que abrange a Justiça e a saúde mental. Alia Direito e Medicina em disciplinas ministradas com algumas das maiores referências do país.  “É um curso teórico-prático, com professores com formação muito sólida. São autores de livros e que também atuam na prática da psiquiatria forense e em vários órgãos periciais, trazendo as experiências do dia a dia para os alunos”, comenta o Coordenador da Especialização em Psiquiatria Forense, Dr. Daniel Barros.

Na parte teórica, o curso é dividido em três módulos: de interfaces jurídicas da psiquiatria; ético e clínico. “O conteúdo prático é muito mão na massa mesmo, porque os alunos fazem perícias, observam pacientes e precisam produzir seus próprios laudos psiquiátricos dessas várias áreas de interseção com a justiça”, complementa Dr. Barros.

As inscrições para as especializações do HC devem ser feitas pelo site: https://eephcfmusp.org.br/portal/online/modalidade/especializacao/.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail email: [email protected].

 

Sobre a EEP – A Escola de Educação Permanente é o instituto que faz a Gestão do Conhecimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi criada para centralizar e organizar a transmissão do conhecimento para o público, de forma ética e inovadora. Por ser uma iniciativa do maior complexo hospitalar da América Latina, a EEP engloba as práticas de 8 Institutos do HCFMUSP, do Hospital Auxiliar de Suzano e dos 66 Laboratórios de Investigação Médica

Posts Relacionados

Superliga: CBV divulga tabela das quartas de final

Bruno Schwabenland

Em 2019, IPTU de Itapevi tem desconto de 10% para pagamento em até 2 vezes

Alessandro Belcorso

Seleção brasileira de rugby faz partida contra Uruguai XV no Estádio José Liberatti, em Osasco

Joyce Araújo

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/