13.9 C
Osasco
22 de junho de 2021
Cultura

Dez anos da Aldravia

Hoje, 17 de setembro de 2020, comemoramos 10 anos de criação da Aldravia, a primeira forma poética genuinamente brasileira.

Imagem de internet

 

​ A Aldravia é a primeira forma poética genuinamente brasileira, criada pelos poetas aldravistas da cidade de Mariana-MG, Andreia Donadon Leal, J.B. Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J.S.Ferreira. O Movimento de Arte Aldravista iniciou-se em 14 de outubro de 2000. A Aldravia, propriamente dita, por sua vez, foi criada em 17 de setembro de 2010, completando hoje dez anos de existência!

​ A Aldravia segue a linha poética minimalista, que consiste em inserir o máximo de poesia em poucas palavras. Ela é formada por seis vocábulos na vertical, e muitos a confundem com frases em pé, o que é uma ideia errônea. O ideal é que sejam formadas por seis palavras inteiras. Sendo assim, devemos, ao confeccioná-las, evitar o uso de artigos, preposições ou conectivos, pois estes dão à forma o aspecto de frase na vertical. Todos os vocábulos devem estar em minúsculas, exceto no caso de nomes próprios, ou ainda quando desejamos enfatizar algum termo da mesma. Devemos, preferencialmente, utilizarmos a metonímia como figura de linguagem. A forma pode ser lida de muitas maneiras e essa é a mágica da Aldravia: a provocação, muito mais do que a certeza. Ao compô-la, o poeta deve adorná-la de ritmo e musicalidade. Não é tão simples assim conseguir transmitir poesia através de seis palavras, é desafiante e ao mesmo tempo uma sensação desmedida!
​ Viva a Literatura Brasileira! Viva a Aldravia!

*Claudia Lundgren é Membro Efetivo da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas.

Posts Relacionados

Final de semana movimentado no teatro de Osasco

Alessandro Belcorso

Escultura em madeira de Carlos Veneranto fica em exposição no C. C. Mestre Assis

Alessandro Belcorso

Vilão ou herói

Claudia Lundgren

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/