22.9 C
Osasco
21 de outubro de 2020
Cultura

Dez anos da Aldravia

Hoje, 17 de setembro de 2020, comemoramos 10 anos de criação da Aldravia, a primeira forma poética genuinamente brasileira.

Imagem de internet

 

​ A Aldravia é a primeira forma poética genuinamente brasileira, criada pelos poetas aldravistas da cidade de Mariana-MG, Andreia Donadon Leal, J.B. Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J.S.Ferreira. O Movimento de Arte Aldravista iniciou-se em 14 de outubro de 2000. A Aldravia, propriamente dita, por sua vez, foi criada em 17 de setembro de 2010, completando hoje dez anos de existência!

​ A Aldravia segue a linha poética minimalista, que consiste em inserir o máximo de poesia em poucas palavras. Ela é formada por seis vocábulos na vertical, e muitos a confundem com frases em pé, o que é uma ideia errônea. O ideal é que sejam formadas por seis palavras inteiras. Sendo assim, devemos, ao confeccioná-las, evitar o uso de artigos, preposições ou conectivos, pois estes dão à forma o aspecto de frase na vertical. Todos os vocábulos devem estar em minúsculas, exceto no caso de nomes próprios, ou ainda quando desejamos enfatizar algum termo da mesma. Devemos, preferencialmente, utilizarmos a metonímia como figura de linguagem. A forma pode ser lida de muitas maneiras e essa é a mágica da Aldravia: a provocação, muito mais do que a certeza. Ao compô-la, o poeta deve adorná-la de ritmo e musicalidade. Não é tão simples assim conseguir transmitir poesia através de seis palavras, é desafiante e ao mesmo tempo uma sensação desmedida!
​ Viva a Literatura Brasileira! Viva a Aldravia!

*Claudia Lundgren é Membro Efetivo da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas.

Posts Relacionados

Samba na Praça garante o agito com o Grupo Pixote 

Alessandro Belcorso

Final de semana movimentado no teatro de Osasco

Alessandro Belcorso

Crianças têm teatro de graça em Osasco

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO