22.2 C
Osasco
28 de outubro de 2020
Cidades

Coronavírus (Covid19) ofuscando a crise do capitalismo!

Nos últimos dias a crise do capitalismo, a saber, a guerra comercial entre os Estados Unidos e China, e a mudança na família real britânica, foi ofuscada por um inimigo biológico: Coronavírus (Covid 19) que mudou o foco de notícias da imprensa.

 

Resultado de imagem para CORONAVIRUS
Foto / Imagem: MGN

No Brasil este inimigo desconhecido serve para “tirar os olhos da população” nas ações do Congresso Nacional, pois é veiculado de forma constante essa pandemia. Se os cientistas estão dizendo que o novo Coronavírus é sinal que já havia um antigo e este sofrera mutações genéticas (a transmissão humana em 20 de janeiro de 2020 na China).

Acredita-se que este vírus está presente na carne de serpentes algo muito apreciado na iguaria chinesa. Em termos simplórios a endemia (doença típica de uma região, no Brasil a dengue), epidemia (restrito a um determinado local tem o pico da doença e depois se estabiliza, por exemplo, a gripe) e pandemia (quando ocorre ao redor do mundo ao mesmo tempo).

Medidas estão sendo tomada em vários Estados da Federação, como a limitação de aglomeração de pessoas em ambientes fechados, e a suspensão temporária das aulas em algumas redes de ensino. No Brasil existe a seguinte máxima implícita: “A sua desgraça faz o meu lucro”, desde que surgiu essa doença tem se visto preços abusivos, por exemplo, no álcool em gel e as máscaras de proteção.

Todavia a elevação injustificada dos preços é considerada infração ao código de Defesa do consumidor e passível até em ação criminal (confira a nota técnica do Ministério Público de Santa Catarina: https://www.mpsc.mp.br/noticias/novo-coronavirus-mpsc-alerta-que-aumento-abusivo-de-preco-e-crime).

Portanto, a crise do capitalismo foi ofuscada pelo Coronavírus e quando tal pandemia passar qual será o cenário mundial que encontraremos e qual surpresa política teremos no Brasil?

Posts Relacionados

Em Barueri Agosto será mês voltado a vacinação contra sarampo e poliomielite

Redação

em 2018 mais de 24 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família na cidade

Alessandro Belcorso

Fumante que jogar bituca de cigarro na rua poderá pagar multa de até 500 reais

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO