24 C
Osasco
29 de novembro de 2020
Brasil Esporte Variedades

Como tudo começou para o Showzaço

 

Como alguns já sabem…

Meu nome é Ricardo Dias, nascido em 05/03/1965 – conhecido hoje nesse mundo maravilhoso de CORRIDAS DE RUA como SHOWZAÇO “Vai quem Quer!!!

 

Aos 40 anos descobri uma doença grave em mim, O ALCOOLISMO, isso mesmo, uma doença grave que foi detectada a tempo de perder tudo, pessoal e profissional. Mas com a ajuda da família hoje essa doença esta estabilizada. Digo estabilizada porque ela não tem cura.

Então vamos lá aos 45 anos, fui brincar DE CORRER com um primo da minha esposa que era corredor de rua e participava todos os anos da São Silvestre. Liguei para ele no dia 31/12/2009 as 10h e falei vou correr com você hoje na São Silvestre, que seria a tarde,  às 16h00. Ele não teve outra ação além do espanto, pois meu físico não era dos melhores – dos 40 aos 45 anos eu já havia  recuperado uns belos quilinhos a mais, e estava com 98 kg. Ai veio o questionamento por parte dele – “Ricardo você vai aguentar os 15km? – Eu teimoso, falei “meu amigo sempre fui um esportista tá, isso ai é fichinha” (OLHA A MENTALIDADE DE UM ALCÓOLATRA), Há vá, Lá fui eu no meio de 20.000 pessoas na época, algo assustador.

Largamos ali lado a lado. Chegou no km “2” ele perguntou se estava tudo bem. Eu não dando o braço a torcer, respondi, sim, aqui sim!!

Ele falou “então tá, vou puxar um pouquinho tá.” – Falei vamos lá, o cara sumiu (risos), eu fiquei para trás, sem ar,sem fôlego,cansado e me perguntado o que você esta fazendo aqui Ricardo?

Completei a prova sim em 3 etapas, correndo, andando e no final rastejando,cheio de bolhas pois havia corrido com uma chuteira de Society em 3:00hr, me senti orgulhoso, emocionado ao ultrapassar o pórtico de chegada, não teve medalha, pois eu estava ali de pipoca, fui só para brincar lembram? Resumindo…porque a história é longa rsrsrs. No dia seguinte já, 1º dia do ano de 2010, Eu prometi para mim mesmo você vai voltar a ser aquele cara ATIVO, SAUDÁVEL que sempre foi, combinado? Eu respondi, Combinado, comecei a treinar dia a dia, tomei a iniciativa de fazer a inscrição sozinho para minha 1ª prova oficial, que foi a corrida de Aniversário de S.Paulo 25/01/2010“. Troféu S.Paulo” fui mais cabeça no lugar, fui de 5km, mas acabei correndo 10Km, mas  jáestava  com 4kg a menos.

La fui eu, que sonho, que alegria, que emoção ao completar a prova e receber minha 1ª medalha OFICIAL de corredor de rua.

Pois bem, já contaminado pelo bichinho RUNNER, depois de 1 ano +ou –, e já com algumas provas e treinos realizados entre 5Km e 10Km.

Já vinha a ambição dos Km a mais, queria porque queria aumentar essa história, 21Km e até o tal 42Km (MARATONISTA). Em alguns treinos já passava a sonhar mais real com isso pois já tinha umas rodagens de 16, 17, 18, mas para pensar nos tal 42Km eu tinha que pensar primeiro nos 21Km.

Mas só que no meu pensamento e empolgação e pés no chão, os 21Km não seria minha meta oficial, esses 21Km eu tirava nos treinos, pois se eu correr uma MARATONA eu já vou passar pelos 21Km. Rsrsrsr.Ola mentalidade de um cara já contaminado pelo bichinho RUNNER. E essa foi minha estratégia.

Minha inspiração, vinha nos posts que lia nas redes sociais de alguns experientes CORREDORES e NOVATOS como EU em busca de seus Objetivos nas Corridas de Rua.

Aquelas msgs, desabafos, histórias de superação, me incentivava cada vez mais a colocar meu tênis e sair correndo pelas RUAS de SAMPA para treinar.

Sempre de olho nos calendários das Provas eu ficava namorando o tal 42Km.

Buuuuuummmmmmm, no dia 05/03 de 2012 eu estava completando 47 anos de idade, um mulekote ainda rsrsrsr. Então me dei de presente uma inscrição para a minha 1ª MARATONA que seria realizada no dia 17 de junho de 2012, a famosa 18ª MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, nada mais justo do que realizar essa loucura aqui na cidade que me acolheu.

Muito FELIZ com o meu presente, mas guardei só para mim e totalmente em sigilo, para não ter opiniões PESSIMISTAS, tipo “VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR, VOCÊ NÃO TEM SAÚDE PARA ISSO, VOCÊ VAI SE MACHUCAR, VOCÊ VAI MORRER, affff… e por ai vai, rsrsrsr.

Depois de muitas histórias lidas em Redes Sociais que li de SUPERAÇÕES, como citei anteriormente.

Ao realizar esta inscrição , já me sentia mais um HISTORIADOR DE SUPERAÇÃO para ajudar o próximo. Pensa comigo… Se essas pessoas com suas realidades de vida estão me ajudando nesse feito, porque eu não posso fazer o mesmo. Eu tenho um PASSADO, EU TENHO UMA DOENÇA e porque não evitar um FUTURO mais trágico para outro SER HUMANO.

Então vai lá Showwwzaço, você tem mais 04 MESES para escrever mais um capítulo na sua VIDA.

Então minha história para os 42Km, já tinham começado anteriormente, só precisa concretizar e ampliar o meu preparo, tanto físico e psicológico.

Digo o meu preparo, porque não sou uma pessoa DISCIPLINADA para TREINOS FUNCIONAIS, EDUCACIONAIS, PARA REGRAS ALIMENTARES, DIETAS E ALGO MAIS QUE SE DEVE SER FEITO “SIM”. POR ORIENTAÇÕES DE PROFISSIONAIS DAS ÁREAS.

“POR FAVOR, PELO AMOR DE DEUS, “NÃO” SE ESPELHEM em mim para dar CONSELHOS DE COMO CORRER UMA MARATONA, “POR FAVOR” rsrsrsrsrsrs. “Procurem sempre orientações PROFISSIONAIS”.

Então vamos lá, 4 meses se passaram e chegou O DIA da tal MARATONA,

Então eu tinha algumas perguntas a serem respondidas para mim mesmo que muitos CORREDORES faziam e fazem até hoje:

EXPECTATIVA? (CORRER) ALEGRIA? (SIM) ANSIEDADE? (+OU-) MEDO? (NÃO) PREPARO? (VAMOS VER NA PRÁTICA) PSICOLÓGICO?(QUASE PERFEITO) TEMPO PARA A PROVA?…MEU TEMPO? É.., ISSO O SEU TEMPO PARA REALIZAR UMA MARATONA?  (MEU TEMPO SERÁ ENSOLARADO, NUBLADO, CHUVOSO, SEI LÁ… TEMPO DE ME SUPERAR, TEMPO DE SER FELIZ, TEMPO DE PROVAR SÓ PARA MIM QUE SOU CAPAZ E TEMPO DE FAZER AMIGOS E AJUDAR O PRÓXIMO SEMPRE…ESSE É MEU TEMPO) ENTÃO? RESPONDIDO? OU NÃO? TCHAU VOU CORRER.

E ASSIM COM ESTAS RESPOSTAS FUI PARA OS MEUS 42,195Km.

RESULTADO FINAL =  FELIZ, REALIZADO, SUPERADO, MUITOS AMIGOS ANTES, DURANTE E DEPOIS E CANSADO… BORA RECUPERAR QUE AMANHÃ TEM MAIS.

HOJE EM 2018, TENHO 9 MARATONAS, SENDO UMA NÃO COMPLETADA POR MOTIVOS FÍSICOS, MAS JÁ RECUPERADO PARA A PRÓXIMA, A PRÓXIMA E A PRÓXIMA.

E SÃO ESTAS AS RESPOSTAS QUE E APLIQUEI NA MINHA 1ª MARATONA E APLICO ATÉ HOJE NAS MINHAS CORRIDAS DE RUA, NÃO IMPORTA A DISTÂNCIA.

Esse sou Eu, por isso que falo não sigam MINHAS REGRAS, se você TEM OUTRA VISÃO E OPINIÕES DO QUE É SER CORREDOR ok?

“VAI QUEM QUER” EU FUIIIIIIIIIIIIII E SEMPRE ESTAREI LÁ!!!

Somos Showwwwwwwwwwwwzaço!!!!

 

Posts Relacionados

Chapecoense 0 x 0 Oeste – A zebra passeou na Arena Condá

Bruno Schwabenland

2º Meeting de Ciclismo de Pista será sediado na região

Alessandro Belcorso

Vestidos de noivas e festa são vendidos em bazar beneficente da AACD

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO