25.9 C
Osasco
24 de novembro de 2020
Gilmara Eid - Nutrição - Momento Saúde Saúde

Como o açúcar afeta seu cérebro

O açúcar pode afetar o funcionamento do cérebro.

Sabemos que o açúcar é uma fonte de calorias e que seu excesso no corpo é armazenado em forma de gordura para uso posterior, mas além disso o açúcar consegue afetar não apenas o ganho de peso como também o funcionamento do cérebro.
Quando ingerido ativa a liberação de dopamina, o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e recompensa, fazendo com que o cérebro deseje mais dessa substância, criando assim um ciclo que, se não for encerrado, pode se tornar um vício principalmente em crianças, pois seu cérebro ainda está em desenvolvimento.
Outra característica é que ele faz com que o cérebro desenvolva resistência à insulina, substância essa que controla os níveis de açúcar no sangue fortalece as conexões do cérebro, criando assim problemas de cognição e de memória.
Os efeitos da ingestão de açúcar são imediatos, mas temporários, causando bem estar, e quando o seu efeito acaba sentimos uma queda rebote, que altera o humor e nos faz querer comer mais açúcar para nos sentirmos bem novamente.
Essas alterações de humor se dão também por conta da mudança na química do cérebro devido ao consumo exagerado do açúcar e podem, em médio e longo prazo, causar transtornos como ansiedade e depressão.
Então é preciso sempre estar atento a quantidade de açúcar que ingerimos diariamente, mantendo sempre um consumo moderado dessa substância que, embora seja necessária pode causar muitos problemas de saúde. Busque a orientação de um Nutricionista.

Posts Relacionados

Novo Centro Odontológico vai atender 5 mil pessoas por mês

Alessandro Belcorso

Saúde divulga balanço parcial da vacinação contra a gripe e alerta que data final é dia 31 de maio

Joseane Martins

Enfermeiros das UBS’s são capacitados para testes rápidos de DST’s

Joyce Araújo

DEIXE UM COMENTÁRIO