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25 de outubro de 2020
Cidades

Como anda a Educação e o Desenvolvimento Econômico das cidades do CIOESTE

Os  dados referentes a Educação e desenvolvimento econômico, tem como base as informações referentes as cidades que compõem o bloco, chamado CIOESTE (  Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) é um conglomerado formado por dez cidades.  As tabelas servem como fonte de dados estatísticos para comparar a Educação e o poder econômico de cada uma e na outra a percepção de diferentes Brasis. Além da explicação sobre a escolarização e os impactos na economia.

CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) é um conglomerado composto por dez cidades, como é observado na tabela abaixo com o quadro comparativo, com as informações supracitadas. Pesquisando no institucional é falado do propósito favorece do grupo a saber, os projetos de mobilidade, saúde, cultura e demais setores para promover o progresso regional. Entretanto, não é feito uma referência clara a respeito da educação.

Entendo melhor a tabela abaixo:


A sigla IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, serve como termômetro para medir o nível educativo, por meio da aprovação escolar e pelas notas das provas aplicadas pelas secretarias municipais e estaduais de educação. Esta escala varia de zero a dez, mas a meta alcançada pelo nosso país que em 2022, seja alcançada a nota 6, tanto em séries iniciais e anos finais.

O Consórcio Intermunicipal foi criado em 2013 e pesquisando por amostragem houve ascensão, na escala supracitada, por exemplo, Santana de Parnaíba com referências aos anos iniciais (2013, 2015, 2017): 5,2; 5,7; 6,6. Este cálculo é feito a cada biênio, ainda o de 2019 não está disponível. Para curiosidade das informações consulte: http://ideb.inep.gov.br/resultado/

O PIB Per capita é calculado pela riqueza que cada habitante produziu em um determinado período. É calculado pela divisão total da população de Barueri 274. 182 pessoas em 2019 pelo PIB e o resultado do cálculo R$ 177. 747, 83. Portanto, são dados estatísticos que não correspondem à realidade de todos barurienses.

O ranking do poder econômico é bem didático fazendo três comparativos, a saber, local, estadual e nacional.

Mostrando a realidade de vários Brasis e o crescimento da economia, mostram quais países que correspondem ao PIB Per Capita de cada cidade, os valores foram convertidos em uma casa de câmbio online, da nossa moeda nacional para o dólar (EUA).

Observe a tabela:

O Velho Continente não possui um desenvolvimento homogêneo, pois a parte desenvolvida é a ocidental (sob a tutela dos Estados Unidos) e a oriental (com a União Soviética), com o final da Guerra Fria essas diferenças ficaram claras. As cidades supracitadas tem a economia equiparada com os países europeus e uma forma visível de demonstrar o nível de desigualdade que existe no Brasil.

A Educação é extremamente importante para o desenvolvimento econômico de uma determinada região, por exemplo, o bloco que está sendo objeto de estudo. Repensar na gestão de recursos públicos, passando pela formação de professores e equipando as escolas com material pedagógico adequado. O período passaria pela primeira infância até o Ensino Médio (o aluno começa a ser inserido no mercado de trabalho, por meio do estágio ou da aprendizagem).

Na escola que o ser humano começa a ser moldado para ter atitudes éticas e morais (capacidade de conviver na sociedade) e adquirir os conhecimentos preconizados na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e estas habilidades, e competências vão refletir na produtividade (anos) depois.

Por exemplo, em Vargem Grande Paulista, tem oferta de emprego para o cargo X (exige conhecimento especializado), se a cidade investe em todos os níveis educacionais, existe a probabilidade que a vaga seja ocupada pelo, um munícipe: o dinheiro deste técnico ou tecnólogo, vai ajudar a movimentar a economia local, com isso diminuindo a dependência da Capital (São Paulo) para mão-de-obra especializada.

Há um abismo claro entre a rede pública e privada, com diferente visão de qualidade, nesta percepção simbólica, o garoto da escola municipal teoricamente seria preparado para ser Assistente de produção e o outro que vem de família que tem boas condições seria moldado para cargo de chefia e por consequência o aumento da renda.

Será que o bloco tem discutido e implementado, ações claras para a melhoria qualidade da Educação Pública?

 

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