22 C
Osasco
23 de novembro de 2020
Cidades Itapecerica da Serra Meio ambiente

Coleta seletiva: menos lixo mais oportunidades

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, e em parceria com a Cooperativa Recicla Vera Cruz, realiza diariamente a coleta dos materiais descartáveis diretamente nos Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.s). A retirada dos objetos para reciclagem acontece também no sistema porta a porta.

 

Foto divulgação

 

A realização da coleta seletiva colabora na redução dos impactos ambientais causados pelo consumo. Quando o munícipe faz a separação do lixo facilita muito o seu tratamento, reduz a extração de matérias primas do solo e ajuda na preservação do Meio Ambiente.

Ao descartar corretamente os resíduos, o cidadão colabora ainda para não entupir bueiros e valas, formar focos de proliferação de mosquitos e outros transmissores de doenças. Além disso, a coleta seletiva gera renda para os profissionais envolvidos e fomenta a economia local.

Diversos produtos podem ser reciclados. Entretanto, o vidro quebrado deve receber tratamento diferenciado. Se possível moído e armazenado em recipiente fechado e identificado. O óleo de cozinha também deve ser armazenado em um recipiente fechado e identificado. Já os pneus devem ser armazenados em lugar coberto.

Como colaborar? Lavando superficialmente as embalagens separadas para reciclagem; não misturar aos materiais recicláveis com pó, folhas secas, capim, flores (mortas ou não), terra e vidro quebrado.

Mais informações sobre a Coleta Seletiva pelo telefone 4668-9288.

Confira a relação dos objetos que podem ser reciclados:

O QUE É APROVEITADO? O QUE NÃO É APROVEITADO?
VIDRO: Garrafas, copos e vidro de janela, etc. VIDRO: Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, vidros temperados planos.
PAPEL: Jornais, revistas, papel de escritório, embalagens de leite (Tetra Pak), caixas de papel e papelão, etc. PAPEL: Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
METAL: Lata de folha flanders (como de óleo e leite em pó), latas de alumínio, aço (talheres, armações de óculos), embalagens marmitex (LIMPA), chapas de metal, etc. METAL: Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível.
PLÁSTICO: Materiais feitos de PVC rígido (canos, por exemplo), copos, pratos, potes e embalagens plásticas, sacos (de leite, arroz, etc.), embalagem PET, CD e DVD… PLÁSTICO: Cabos de panela, tomadas, adesivos, espuma, acrílicos.

 

SECOM/ Itapecerica da Serra

Posts Relacionados

Jair Bolsonaro recebe alta da UTI

Alessandro Belcorso

Fundo Social de Solidariedade realiza mais uma entrega do Kit Mãe Parnaibana

Redação

Câmara de Osasco aprova passe livre para pacientes da rede municipal de saúde

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO