19.6 C
Osasco
15 de setembro de 2021
Cidades Itapecerica da Serra Meio ambiente

Coleta seletiva: menos lixo mais oportunidades

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, e em parceria com a Cooperativa Recicla Vera Cruz, realiza diariamente a coleta dos materiais descartáveis diretamente nos Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.s). A retirada dos objetos para reciclagem acontece também no sistema porta a porta.

 

Foto divulgação

 

A realização da coleta seletiva colabora na redução dos impactos ambientais causados pelo consumo. Quando o munícipe faz a separação do lixo facilita muito o seu tratamento, reduz a extração de matérias primas do solo e ajuda na preservação do Meio Ambiente.

Ao descartar corretamente os resíduos, o cidadão colabora ainda para não entupir bueiros e valas, formar focos de proliferação de mosquitos e outros transmissores de doenças. Além disso, a coleta seletiva gera renda para os profissionais envolvidos e fomenta a economia local.

Diversos produtos podem ser reciclados. Entretanto, o vidro quebrado deve receber tratamento diferenciado. Se possível moído e armazenado em recipiente fechado e identificado. O óleo de cozinha também deve ser armazenado em um recipiente fechado e identificado. Já os pneus devem ser armazenados em lugar coberto.

Como colaborar? Lavando superficialmente as embalagens separadas para reciclagem; não misturar aos materiais recicláveis com pó, folhas secas, capim, flores (mortas ou não), terra e vidro quebrado.

Mais informações sobre a Coleta Seletiva pelo telefone 4668-9288.

Confira a relação dos objetos que podem ser reciclados:

O QUE É APROVEITADO? O QUE NÃO É APROVEITADO?
VIDRO: Garrafas, copos e vidro de janela, etc. VIDRO: Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, vidros temperados planos.
PAPEL: Jornais, revistas, papel de escritório, embalagens de leite (Tetra Pak), caixas de papel e papelão, etc. PAPEL: Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
METAL: Lata de folha flanders (como de óleo e leite em pó), latas de alumínio, aço (talheres, armações de óculos), embalagens marmitex (LIMPA), chapas de metal, etc. METAL: Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível.
PLÁSTICO: Materiais feitos de PVC rígido (canos, por exemplo), copos, pratos, potes e embalagens plásticas, sacos (de leite, arroz, etc.), embalagem PET, CD e DVD… PLÁSTICO: Cabos de panela, tomadas, adesivos, espuma, acrílicos.

 

SECOM/ Itapecerica da Serra

Posts Relacionados

Justiça nega pedido de Fabio Bello, mantém sua inelegibilidade e suspensão dos direitos politicos por 5 anos

Redação

Para garantir qualidade na entrega, Dídio Pizza aposta em treinamento e contratação CLT dos entregadores

Alessandro Belcorso

Vagas de emprego da Havan é o novo golpe do WhatsApp

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/