17.1 C
Osasco
23 de junho de 2021
Variedades

Casos de depressão dobram durante a quarentena Neurocientistas e pacientes sentem o efeito do isolamento social.

Estudo realizado pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) aponta que os casos de depressão aumentaram 50% durante a quarentena por conta da Covid-19, e as pessoas que sofrem do transtorno confirmam a veracidade da pesquisa.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que, anualmente, 800 mil suicídios ocorrem em todo o mundo. De acordo com a entidade, em maioria, a depressão e o abuso de substâncias são fatores que contribuem no ato de tirar a vida.

“Transtorno de Depressão está relacionado a marcadores genéticos e fatores ambientais.”, explica a especialista Marta Relvas em entrevista ao Oeste Paulista.

“Parece que a sensação de solidão aumenta, tendo em vista que, por conta da pandemia, corro risco ao sair de casa para procurar ajuda.” Relata Bruno Oliveira em seu depoimento.

Bruno diz que a terapia é essencial, mesmo sendo online. E afirma: “É importante contar para alguém o que está se passando.”

A neurocientista Marta Pires Relvas explica que as formas de prevenção começam na infância, e dá dicas para os pais e responsáveis:

“A observação em todas as etapas do desenvolvimento, comportamentos emocionais, relacionamentos sociais, observar posturas reativas melancólicas, impulsividade, agressividade ou negligência, o importante é reconhecer a intensidade e a quantidade do tempo que perdura os sinais e os sintomas.”

Relvas ressalta que a ajuda é sempre com profissionais da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras.

“Todas as terapias são importantes, inclusive exercícios físicos. Em alguns casos, os medicamentos são importantes para ativar “sítios neurais” na produção dos neurotransmissores das sinapses químicas.”

Marta finaliza dizendo que o CVV é uma excelente alternativa para conversas, mas não substitui a terapia comportamental e a conduta médica.

Posts Relacionados

Conheça A Nail Art Inspirada No Brinquedo Aquaplay, Sucesso Nos Anos 80

Livia Rosa

Uma crônica para Vitória

Leticia Mariana

Prefeitura de Carapicuíba e Rede Globo realizam plantio de 250 mudas no projeto Verdejando

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/