24 C
Osasco
21 de outubro de 2020
Variedades

Casos de depressão dobram durante a quarentena Neurocientistas e pacientes sentem o efeito do isolamento social.

Estudo realizado pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) aponta que os casos de depressão aumentaram 50% durante a quarentena por conta da Covid-19, e as pessoas que sofrem do transtorno confirmam a veracidade da pesquisa.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que, anualmente, 800 mil suicídios ocorrem em todo o mundo. De acordo com a entidade, em maioria, a depressão e o abuso de substâncias são fatores que contribuem no ato de tirar a vida.

“Transtorno de Depressão está relacionado a marcadores genéticos e fatores ambientais.”, explica a especialista Marta Relvas em entrevista ao Oeste Paulista.

“Parece que a sensação de solidão aumenta, tendo em vista que, por conta da pandemia, corro risco ao sair de casa para procurar ajuda.” Relata Bruno Oliveira em seu depoimento.

Bruno diz que a terapia é essencial, mesmo sendo online. E afirma: “É importante contar para alguém o que está se passando.”

A neurocientista Marta Pires Relvas explica que as formas de prevenção começam na infância, e dá dicas para os pais e responsáveis:

“A observação em todas as etapas do desenvolvimento, comportamentos emocionais, relacionamentos sociais, observar posturas reativas melancólicas, impulsividade, agressividade ou negligência, o importante é reconhecer a intensidade e a quantidade do tempo que perdura os sinais e os sintomas.”

Relvas ressalta que a ajuda é sempre com profissionais da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras.

“Todas as terapias são importantes, inclusive exercícios físicos. Em alguns casos, os medicamentos são importantes para ativar “sítios neurais” na produção dos neurotransmissores das sinapses químicas.”

Marta finaliza dizendo que o CVV é uma excelente alternativa para conversas, mas não substitui a terapia comportamental e a conduta médica.

Posts Relacionados

Instituto GPA abre inscrições para curso gratuito de música com vagas no período da tarde

Alessandro Belcorso

Mãe que é 10 tem muito a comemorar nos 10 anos do Shopping União de Osasco, que sorteará dois carros Renault Kwid Life

Redação

Homens precisam sair duas vezes por semana para beber com os amigos, segundo pesquisa

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO