20.7 C
Osasco
23 de janeiro de 2021
Carapicuiba Saúde

Carapicuíba é a cidade que mais realiza testes de Covid-19 na Região Oeste

Já são mais de 40 mil testes realizados para rastreamento do coronavírus
Mesmo tendo a menor renda anual per capita do Estado de São Paulo, Carapicuíba segue como a cidade que mais realiza testes de Covid-19 da região Oeste metropolitana. Foto: Divulgação

Desde o início da pandemia, o prefeito Marcos Neves trabalha incansavelmente para minimizar o impacto do coronavírus em Carapicuíba. A condução das estratégias de enfrentamento baseia-se em dados epidemiológicos da transmissão do vírus, coletados principalmente por meio da testagem em massa.

Mesmo tendo a menor renda anual per capita do Estado de São Paulo, Carapicuíba segue como a cidade que mais realiza testes de Covid-19 da região Oeste metropolitana. Somando todas as iniciativas de testagem em massa, já são mais de 40 mil exames realizados.

Mas como isso é possível? O prefeito Marcos Neves explica que a resposta está em firmar parcerias, otimizar recursos e investir corretamente com base científica e dados epidemiológicos. “Com administração responsável dos recursos públicos e esforços em parcerias gratuitas, como a firmada com a iniciativa Dados do Bem, estamos conseguindo salvar vidas”, explica o prefeito reeleito.

Carapicuíba foi a primeira cidade do Estado a  utilizar a tecnologia Dados do Bem para a realização de testes em massa. Com a finalidade de tornar mais eficiente a operação de testagem, a iniciativa sem fins lucrativos, desenvolvida pelo Instituto D’Or de pesquisa e Ensino (IDOR) e a Zoox Smart Data, combina inteligência de informações e big data para o acompanhamento, em tempo real, da transmissão do coronavírus na cidade.

Especialistas da área da saúde indicam a testagem em massa como uma aliada no combate à pandemia.  O diagnóstico precoce da Covid-19, além de diminuir o risco de possíveis complicações de saúde, também é fundamental para evitar a propagação da epidemia. Ao descobrir quais as regiões de maior transmissão, o poder público pode planejar medidas importantes e necessárias ao combate da doença – e é isso que Carapicuíba tem feito.

Principais ações de combate ao coronavírus

Teste Itinerante – Com o objetivo de tornar a testagem em massa acessível principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Carapicuíba realiza a ação Teste Itinerante em bairros e comunidades do município. O teste realizado é o RT-PCR, considerado o padrão ouro para identificar o vírus logo no início. Cronograma: https://bit.ly/2LIVurr

Teste nas Escolas – Desde o dia 2/12, a Prefeitura de Carapicuíba disponibiliza o teste RT-PCR em 15 escolas da cidade, para o público em geral com idade a partir de 12 anos. Cronograma: https://bit.ly/384eGHC

Teste em Massa (Senninha) – Desde o mês de julho, a Prefeitura, em parceria com o “Dados do Bem”, oferece a testagem em massa no Ginásio Ayrton Senna. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, agora das 8 às 14 horas. Saiba como realizar: https://bit.ly/3gOJEqU

Bloqueio de Contágio – Visa bloquear a propagação da Covid-19, através de orientações preventivas e  testes de coronavírus em todos os moradores da casa de munícipes já confirmados com o vírus, com teste positivo de Covid-19 de até 7 dias. É possível solicitar a visita domiciliar por WhatsApp – 96909-5379. A ação já visitou mais de 7 mil residências.

Centro de Enfrentamento ao Coronavírus – Em local equipado para casos de Covid-19, o Centro de Enfrentamento oferece assistência médica somente para pessoas com sintomas de coronavírus, com consultas médicas, orientações, exames e encaminhamentos necessários. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Contratação de leitos no Hospital São Camilo – Os pacientes que necessitam de internação podem ser transferidos para o Hospital São Camilo, que dispõe de 15 leitos de UTI e 50 leitos de enfermaria contratados pela Prefeitura. É importante ressaltar que o governo Municipal só paga ao Hospital São Camilo os leitos que são utilizados. A contratação soma forças com as vagas concedidas pelo Estado de São Paulo.

Desinfecção de ruas – Desde o mês de março, a Prefeitura realiza a lavagem das ruas com o Hipoclorito de Cálcio 65%, potente bactericida e virucida. O trabalho acontece em ruas da cidade, Calçadão, Terminal do Centro, paradas de ônibus, rodoviárias, Hospital Geral, Prontos Socorros e áreas de grande circulação de pessoas.

Kit Merenda – Para garantir alimentação saudável às crianças neste momento de pandemia, a entrega do Kit Merenda beneficia pelo 8° mês consecutivo, durante o período de suspensão de aulas presenciais, os 20 mil alunos da rede municipal de ensino, incluindo berçários e instituições conveniadas. Cronograma (dezembro): http://twixar.me/pg9m

Campanhas de conscientização – Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Carapicuíba realiza inúmeras campanhas de conscientização sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19, por meio de carros de som, faixas, redes sociais, site oficial, entre outros meios.

Alojamento para pessoas em situação de rua – O Alojamento foi preparado para proporcionar à população de rua condições de realizarem as medidas de higiene para prevenir o coronavírus. O local conta com profissionais das áreas de segurança, recepção, psicólogos, cuidadores e assistentes sociais.

Distribuição de máscaras – Em parceria com empresas da iniciativa privada, a Prefeitura distribuiu cerca de 100 mil máscaras caseiras de proteção facial em pontos da cidade de maior circulação de pessoas.

Drive Thru Solidário – No mês de abril, o programa municipal recebeu doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, sem que a população precisasse sair do carro. A distribuição dos itens arrecadados foi realizada pela Secretaria de Assistência Social em bairros e comunidades, para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Drive thru testes de coronavírus em idosos –No mês de agosto, o Parque dos Paturis recebeu o drive-thru para testagem de coronavírus (RT-PCR) em idosos a partir de 60 anos.

Hospital de Campanha – No mês de abril foi aberto o Hospital de Campanha de Carapicuíba, localizado na Policlínica, com 30 leitos de enfermaria, equipamentos e equipe capacitada. Devido à queda da quantidade de pacientes internados por Covid-19 e a contratação de leitos do Hospital São Camilo, o Hospital encerrou as atividades e voltou a atender como Policlínica.

Telemedicina – Pensando em facilitar a comunicação e expandir os canais de informação aos moradores neste momento conturbado, foi criado o SAC Coronavírus, um WhatsApp para esclarecimentos de dúvidas sobre a doença, orientações e consultas médicas por Telemedicina. Devido à diminuição da procura pelo serviço, o Telemedicina foi encerrado.

fonte: Folha de Jandira 

Posts Relacionados

IPTU de Carapicuiba não sofre aumento há dois anos

Alessandro Belcorso

Retomadas as obras do Novo AME Mais que contará com 15 especialidades médicas

Alessandro Belcorso

Médico da OS’S que administra Antônio Giglio é denunciado por Extorsão

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/