15 C
Osasco
18 de junho de 2021
Osasco Política

Câmara de Osasco adota uso de tablets e votação digital

Legislativo abandona processos em papel e passa a utilizar reconhecimento facial em votação digital
Câmara de Osasco adota uso de tablets e votação digital. Foto: Robson Cotait.

A Câmara Municipal de Osasco entrou na era digital e passou a dotar o uso de um sistema eletrônico de votação de projetos. Os vereadores passaram a utilizar tablets com reconhecimento facial. A novidade foi testada durante a sessão ordinária desta terça feira (18).

De acordo com os técnicos responsáveis pela implantação da nova tecnologia, os benefícios da utilização dos tablets são diversos. Além de registrar a presença dos parlamentares, quando eles acessam o sistema por meio do reconhecimento facial, o equipamento servirá ainda como instrumento facilitador na hora da votação.

O resultado das discussões, a partir de agora, aparecem automaticamente no telão do plenário, com cores verde para quem votar sim e vermelho para quem for contrário à proposta votada. Cada vereador utilizará um tablet disponibilizado antes do início de cada sessão legislativa. Para saber usar a nova tecnologia, todos os parlamentares participaram de um treinamento promovido por técnicos que implantaram o sistema na Casa.

Modernização

Para o presidente do Legislativo osasquense, vereador Ribamar Silva (PSD), a Câmara precisa estar sempre em processo de modernização. “Nosso esforço é para que a Câmara de uma das cidades mais importantes do país busque sempre se modernizar. Osasco é uma cidade moderna. Se tornou nos últimos anos um verdadeiro polo tecnológico nacional. O que nos dá muito orgulho. Essas novas tecnologias simplificarão o processo de votação, com agilidade e segurança. Além de garantir mais transparência e sustentabilidade”, defendeu o parlamentar.

Menos Papel

Outra grande vantagem desta tecnologia é o controle digital da documentação legislativa. As novas ferramentas digitais serão usadas na automação dos processos e na diminuição do uso do papel, uma vez que projetos, leis e requerimentos estarão todos digitalizados. Segundo o diretor de Assuntos Legislativos e Documentação, Terci Bueno, em breve todos os requerimentos externos também serão de forma digital.

 

Posts Relacionados

NOTA OFICIAL – Grêmio Osasco AUDAX

Redação

Cajamar segue cronograma de vacinação do Estado de São Paulo

Bruno Schwabenland

Relicário de Santo Antônio e imagem centenária percorrem o Paço Municipal

Bruno Schwabenland

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/