18.4 C
Osasco
25 de novembro de 2020
Osasco

Câmara de Municipal atualiza Galeria dos Presidentes

Espaço recebe imagem do 31º Presidente do Legislativo osasquense

A Galeria dos Presidentes do Poder Legislativo osasquense foi atualizada na tarde desta terça-feira (16), com a colocação da imagem do 31º Presidente da Câmara de Osasco, Vereador Ribamar Silva (PRP).
A imagem, criada a partir da técnica de foto sobre tela, foi exibida ao público no intervalo da sessão ordinária.


Bastante emocionado, o Vereador Ribamar agradeceu a união de todo o Legislativo para que pudesse ocupar o cargo. “Se hoje eu estou presidente, é porque vocês acreditaram em mim, me deram esse voto de confiança”, disse.


Ribamar falou do processo de gestão compartilhada na Câmara de Osasco, onde as decisões são tomadas de modo conjunto, por meio de um colegiado, levando sempre em consideração o que é melhor para Osasco.

Um pouco de história

Instalada na Sala de Estar, a Galeria de Presidentes exibe fotos de todos os vereadores que presidiram a Casa, a partir de 1962, quando o presidente era Orlando Calasans (1962-1963).
A galeria retrata um pouco da história do Poder Legislativo de Osasco, por meio de fotos que ilustram como os presidentes eram, na época em que estiveram à frente do cargo.
As primeiras imagens, entre os anos de 1962 e 1985, utilizaram a técnica de foto-pintura, que consiste no uso de uma imagem em baixo contrataste, sobre a qual o pintor aplica as tintas.
Entre os anos de 1985 e 1990, passou a ser usada a técnica de pintura a óleo, conferindo um ar mais artístico às imagens. A tela que retrata o ex-Prefeito e ex-Presidente da Câmara de Osasco, Dr. Celso Giglio (1989-1990), utiliza esta técnica.

A partir de 1992, as fotos dos presidentes começaram a utilizar uma nova técnica, denominada foto sobre tela, que utiliza fotografias digitais aplicadas em telas artísticas.
Além de Celso Giglio, a Galeria dos Presidentes da Câmara de Osasco traz nomes importantes como os de Achoute Sanazar (1983-1985), José Santos Sasso (1991-1992 e 1993-1994), Clóvis Assaf (1970-1972), José Claudino Zequinha da Silva (1977-1979), o primeiro negro a presidir o Legislativo de Osasco, Jair Assaf (2015-2016), dentre outros.

Atualmente, o mandato de Presidente da Câmara tem duração de dois anos. No Legislativo osasquense, a reeleição é vedada, exceto se ocorrer entre duas legislaturas.
Além da Galeria dos Presidentes, a Câmara de Osasco mantém a Galeria das Legislaturas, que traz fotos de todos os vereadores que compuseram as 14 legislaturas. O espaço, localizado no corredor que dá acesso ao Plenário Tiradentes, também foi inaugurado na década de 1960.

Posts Relacionados

Candidato a deputado fala sobre a falta de apoio do partido e pensa em desistir de candidatura

Alessandro Belcorso

Continental Shopping realiza Saldão de Natal

Redação

Osasco São Cristóvão Saúde marca 24 pontos de bloqueio e vence na estreia da Superliga 2020/21

Bruno Schwabenland

DEIXE UM COMENTÁRIO