18.4 C
Osasco
15 de maio de 2021
Barueri Esporte

Barueri Esporte Forte segue realizando aulas online gratuitas para a comunidade em combate ao sedentarismo e a depressão

Após um ano e meio, o impacto da pandemia na sociedade vai muito além de hospitais lotados e do luto generalizado.
Barueri Esporte Forte segue realizando aulas online gratuitas para a comunidade em combate ao sedentarismo e a depressão. Foto: Barueri Esporte Forte/Facebook (Reprodução)

Após um ano e meio, o impacto da pandemia na sociedade vai muito além de hospitais lotados e do luto generalizado. Um outro mal, silencioso, cresce de maneira exponencial entre a população – a depressão.

Acometendo pessoas de todas as idades, etnias e classes sociais, os impactos psicológicos são igualmente prejudiciais à saúde. Mas como combater esse inimigo? Qual o papel social das instituições no enfrentamento desta outra pandemia?

Criado em setembro de 2017 pelo município de Barueri, o programa Barueri Esporte Forte visa fomentar 18 modalidades esportivas na cidade, desenvolvendo atletas e cidadãos através da prática da atividade física. Porém, com o advento da Pandemia, os processos internos passaram por adaptações e, desde maio de 2020 a instituição disponibiliza aulas gratuitas das mais diversas modalidades em sua página no Faceboook. Mantendo ainda, seus atletas integrados por meio de videoconferências promovidas por treinadores e educadores.

Segundo especialistas, o esporte e a atividade física em geral fazem com que o organismo produza endorfina e dopamina, o primeiro conhecido como “hormônio da alegria” nos proporciona a sensação de prazer e euforia, enquanto o segundo é responsável por nos tranquilizar, ambas as sensações fundamentais no combate à tristeza e a depressão.

De acordo com o professor Doutor Rodrigo Paiva, coordenador pedagógico do Programa Barueri Esporte Forte, proporcionar a prática esportiva, mesmo que de maneira remota, contribui significativamente para a manutenção da qualidade de vida, da saúde social, biológica e, principalmente, psicológica do cidadão barueriense.

“Num momento tão difícil para todos, sabemos que as aulas online chegaram às casas dos nossos alunos e dos nossos atletas como uma forma de distração, lazer e acima de tudo, cooperando com a saúde emocional”, finaliza Paiva.

Posts Relacionados

Rochdale recebe jogo do Paulistão neste final de semana

Redação

Em casa, alunos de Barueri efetuam atividades de aprendizagem on-line

Redação

Circuito rápido de xadrez chegou com uma boa premiação

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/