16.8 C
Osasco
31 de outubro de 2020
Barueri

Banco de Sangue do HMB viabiliza doação com hora marcada

 

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6), o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) ressalta a importância da doação e destaca alguns protocolos necessários devido à pandemia.

O Banco de Sangue do HMB reabriu as portas no início do mês de junho após algumas adaptações para garantir a segurança do doador e dos funcionários. Com disponibilização de álcool gel e uso obrigatório de máscaras, agora é imprescindível fazer o agendamento de dia e horário da doação, no site da Fundação Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br), a fim de evitar aglomeração e respeitar a distância mínima de 1,5m entre as pessoas.

 

“Além da Covid-19, outras demandas continuam acontecendo, como acidentes automobilísticos, cirurgias cardíacas, infecções e tratamento de câncer. Todos esses casos necessitam de algum hemoderivado: plasma, plaquetas, hemácias ou crio”, esclarece Marcelo de Freitas, médico responsável pelo Banco de Sangue do hospital, que alerta para sintomas gripais, por exemplo, tosse e febre, que inviabilizam o processo neste momento.

 

Para realizar a doação é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos – menores de idade precisam apresentar autorização assinada pelo responsável e maiores de 60 anos já devem ter feito uma doação anterior; pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos seis horas; estar alimentado e apresentar documento original com foto recente na hora da doação. Em relação ao novo coronavírus, se houve contato com pessoas infectadas é fundamental aguardar 15 dias para realizar a doação e se ocorreu contaminação, 30 dias.

 

O Banco de Sangue da unidade está localizado no piso térreo e funciona de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16h. Para esclarecimentos e dúvidas, existe a possibilidade de entrar em contato pelo telefone (11) 2575-3375 ou acessar o site da Fundação Pró-Sangue.

 

Junho Vermelho

Em Barueri, a lei municipal 2.499, de 9 de março de 2017, instituiu no calendário oficial da cidade o mês Junho Vermelho, dedicado à campanha de incentivo à doação de sangue.

Posts Relacionados

Prefeitura inicia obra para ligar ponte de Alphaville até avenida Café do Ponto

Bruno Schwabenland

Cursos de desenhos têm inscrições abertas

Joyce Araújo

Conselheiras do Fundo Social aprovam projetos para 2020 

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO