19.9 C
Osasco
29 de novembro de 2020
Barueri Cidades Saúde

Banco de Sangue de Barueri funciona neste sábado, em comemoração ao “Dia Mundial do Doador de Sangue”

Neste sábado (dia 24), o Banco de Sangue do Hospital Municipal de Barueri (HMB) estará de portas abertas, entre 8h e 12h, a fim de celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue (25 de novembro). 

 

 

Para realizar a doação é preciso estar em boas condições de saúde; ter mais de 18 anos; pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos seis horas; estar alimentado e apresentar documento original com foto recente na hora da doação. É importante ressaltar que há um tempo correto para realizar a doação diante de algumas condições. Lactantes, por exemplo, só podem doar sangue após 12 meses da data do parto e pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela devem aguardar quatro semanas para fazer a doação.

 

O processo total de doação, que demora em média 50 minutos, consiste em preenchimento de cadastro, teste de anemia, verificação de sinais vitais e peso, triagem clínica com entrevista confidencial, coleta de 450 ml de sangue e consumo de lanche na cantina do banco. Após a doação, é preciso manter o curativo local por pelo menos quatro horas, evitar esforço físico, beber bastante líquido e não ingerir bebidas alcóolicas.

 

O Ministério da Saúde ressalta a importância da doação, já que este ato voluntário pode ajudar pessoas que se submeteram a intervenções médicas de grande porte e alta complexidade, como transfusões, transplantes e intervenções oncológicas, além de pacientes com doenças crônicas graves e em situações de emergência. Vale lembrar que uma doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

 

O Banco de Sangue está localizado piso térreo do HMB e funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h. Para esclarecimentos, entre em contato pelo telefone (11) 2575-3375 ou compareça no endereço Rua Ângela Mirela, 354 – Vila Dom José, Barueri.  Em relação às dúvidas sobre condições para doação, é possível consultar a relação de impeditivos em http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/quem_nao_pode_doar.html.

_ _ _

Janaína Barbedo, do HMB / Fotos: Allisson Roberto / Secom 

Posts Relacionados

Vereadores homenageiam Geraldo Oliveira Silva

Alessandro Belcorso

Barueri irá testar para covid-19 pessoas acima de 60 anos

Bruno Schwabenland

Sem coleta de lixo, prefeito pede pacto contra a sujeira

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO