18.1 C
Osasco
22 de outubro de 2021
Barueri Cidades Educação

Alunos ‘viajam o mundo’ com recursos audiovisuais e objetos internacionais

 

A professora de Geografia e História, Márcia Gibin, está movimentando as aulas dos alunos dos sextos anos da Emef Alexandrino da Silveira Bueno, do Jardim Silveira. Ela montou uma sala com objetos e documentos de suas diversas viagens pelo mundo para explicar aos estudantes temas de arqueologia, meio ambiente, história, cultura e música, entre outros.

Com a mostra, os alunos puderam ter contato com mapas, cerâmicas indígenas, livros antigos, fotografias e instrumentos de países como Argentina, Cuba, Espanha e Rússia, além de países do continente africano.

 

De acordo com a professora, os estudantes “estão muito interessados e se encantaram com o livro de fotografias Gênesis, de Sebastião Salgado, e com o fóssil de um albatroz”.

 

O estudante Natan Pinheiro de Souza, do 6º A, está animado com as aulas. “Estou adorando estudar esta matéria desta forma. A professora Márcia nos apresentou vários objetos interessantes que eu não conhecia. Gostei muito de saber mais sobre o calendário asteca e também sobre o Coliseu”, contou.

 

Apropriação do conhecimento

Durante as aulas especiais, os alunos também têm contato com músicas e vídeos. A proposta do projeto é fazer com que os estudantes aprendam a identificar culturas por intermédio de recursos orais, escritos, sonoros e visuais, além da cultura material.

 

“São aulas como estas que fazem uma grande diferença na apropriação do conhecimento por parte dos alunos. Na sala-ambiente, a professora usa de recursos materiais para que os alunos façam comparativos sobre as diferentes formas de manifestar a história, além da estimulação sensorial por intermédio da música. É muito importante este uso de procedimentos indutivos, em que os alunos criam conceitos para alimentar os debates”, avaliou o supervisor de ensino Raimundo Júnior, o Doju.

Fotos: Suseli Honório / Secom

 

Posts Relacionados

Pelo 3º mês Osasco tem baixo número de mortes no trânsito

Redação

Heineken oferece recompensa em dinheiro para quem reciclar garrafas de vidro

Redação

Sads trabalho por avanços na área da habitação

Bruno Schwabenland

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/