22.9 C
Osasco
18 de janeiro de 2021
Cidades Educação Osasco

Alunos da rede municipal de Osasco são destaque em reportagem da TV Gazeta

 

 

 

 

 

Na quinta-feira, 25/10, os alunos da EMEF Professor Laerte José dos Santos e a professora de informática da unidade, Telma Aparecida Santana Liberti, receberam a visita da diretora executiva do primeiro jornal infantil do Brasil “Jornal Joca”, Stéphanie Habrich, da empresa Magia de Ler, e uma equipe da TV Gazeta para mostrar ao público a ação pedagógica adotada pela professora, de unir tecnologia e informação, buscando despertar nos jovens a formação cidadã, o hábito da leitura e a inserção na sociedade, através da abordagem de acontecimentos no Brasil e no mundo.

A reportagem pode ser conferida no link: https://www.tvgazeta.com.br/videos/uma-alema-faz-o-primeiro-jornal-infantil-brasil/

 

O Joca adota uma linguagem totalmente apropriada e didática para com seu público jovem (entre 7 e 11 anos). A edição de Outubro (15 a 29/10) abordou sobre as eleições no Brasil e a escolha do futuro presidente no segundo turno.

 

O jornal criou um “Manual das Eleições” esclarecendo as principais dúvidas sobre o tema e foi usado pela EMEF Professor Laerte José dos Santos, em sala de aula. A turma do 4º ano do fundamental I realizou uma eleição na escola, onde os candidatos eram animais.

 

Tinha o leão, a ovelha, o cachorro e outros. Já os alunos do 5º ano desenvolveram uma eleição onde os candidatos eram um menino e uma menina, e os alunos teriam que escolher a proposta de um deles sem terem conhecimento das mesmas. A menina venceu. Para decepção dos alunos, uma das propostas da aluna Milena era ter aulas aos sábados.

 

“A gente fez o voto como na Grécia Antiga. Levantamos as mãos e teve a contagem dos votos e a menina ganhou. Depois que descobrimos suas propostas quisemos mudar o voto, mas aí não tinha mais jeito. Aprendemos que é preciso prestar atenção em quem vamos votar porque esse canditato ficará quatro anos administrando o país”, disse Arthur Martins de Moraes, de 11 anos.

“O impacto foi imenso, não só para as crianças, mas também para os pais que perceberam a perspectiva de um futuro melhor para seus filhos”, comentou a professora Iris Andeara Campos Lana.

 

Desde sua criação, em 2011, o jornal já atingiu mais de 10 mil assinantes brasileiros e está presente em mais de 60 escolas dos diversos estados brasileiros. Segundo Stéphanie, ela deseja ampliar a atuação do jornal na rede pública de todo o país, dando oportunidade de desenvolvimento para milhões de crianças e só vai “parar” de lutar por esse objetivo quanto atingir os mais de 40 milhões de brasileiros que têm a faixa etária do público do Joca.

 

Em 3 de agosto, os alunos foram destaque em reportagem da TV Cultura. Em outra ocasião, no dia 1/7, o programa do Fantástico, da TV Globo, também deu destaque na ação pedagógica adotada na EMEF Professor Laerte José dos Santos.

 

O jornal JOCA, além da versão impressa, também conta com a versão online e pode ser acessado através do portal: https://jornaljoca.com.br/

 

Texto: Olga Liotta / Fotos: Jean Bueno 

Posts Relacionados

Secretaria de Planejamento protocola junto ao Governo Federal pedido de um micro-ônibus para atender os idosos de Caieiras

Alessandro Belcorso

Shopping União de Osasco implementa drive thru

Redação

7ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada na cidade

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/