14.1 C
Osasco
22 de setembro de 2021
Cidades Educação Osasco

Alunos da rede municipal de Osasco são destaque em reportagem da TV Gazeta

 

 

 

 

 

Na quinta-feira, 25/10, os alunos da EMEF Professor Laerte José dos Santos e a professora de informática da unidade, Telma Aparecida Santana Liberti, receberam a visita da diretora executiva do primeiro jornal infantil do Brasil “Jornal Joca”, Stéphanie Habrich, da empresa Magia de Ler, e uma equipe da TV Gazeta para mostrar ao público a ação pedagógica adotada pela professora, de unir tecnologia e informação, buscando despertar nos jovens a formação cidadã, o hábito da leitura e a inserção na sociedade, através da abordagem de acontecimentos no Brasil e no mundo.

A reportagem pode ser conferida no link: https://www.tvgazeta.com.br/videos/uma-alema-faz-o-primeiro-jornal-infantil-brasil/

 

O Joca adota uma linguagem totalmente apropriada e didática para com seu público jovem (entre 7 e 11 anos). A edição de Outubro (15 a 29/10) abordou sobre as eleições no Brasil e a escolha do futuro presidente no segundo turno.

 

O jornal criou um “Manual das Eleições” esclarecendo as principais dúvidas sobre o tema e foi usado pela EMEF Professor Laerte José dos Santos, em sala de aula. A turma do 4º ano do fundamental I realizou uma eleição na escola, onde os candidatos eram animais.

 

Tinha o leão, a ovelha, o cachorro e outros. Já os alunos do 5º ano desenvolveram uma eleição onde os candidatos eram um menino e uma menina, e os alunos teriam que escolher a proposta de um deles sem terem conhecimento das mesmas. A menina venceu. Para decepção dos alunos, uma das propostas da aluna Milena era ter aulas aos sábados.

 

“A gente fez o voto como na Grécia Antiga. Levantamos as mãos e teve a contagem dos votos e a menina ganhou. Depois que descobrimos suas propostas quisemos mudar o voto, mas aí não tinha mais jeito. Aprendemos que é preciso prestar atenção em quem vamos votar porque esse canditato ficará quatro anos administrando o país”, disse Arthur Martins de Moraes, de 11 anos.

“O impacto foi imenso, não só para as crianças, mas também para os pais que perceberam a perspectiva de um futuro melhor para seus filhos”, comentou a professora Iris Andeara Campos Lana.

 

Desde sua criação, em 2011, o jornal já atingiu mais de 10 mil assinantes brasileiros e está presente em mais de 60 escolas dos diversos estados brasileiros. Segundo Stéphanie, ela deseja ampliar a atuação do jornal na rede pública de todo o país, dando oportunidade de desenvolvimento para milhões de crianças e só vai “parar” de lutar por esse objetivo quanto atingir os mais de 40 milhões de brasileiros que têm a faixa etária do público do Joca.

 

Em 3 de agosto, os alunos foram destaque em reportagem da TV Cultura. Em outra ocasião, no dia 1/7, o programa do Fantástico, da TV Globo, também deu destaque na ação pedagógica adotada na EMEF Professor Laerte José dos Santos.

 

O jornal JOCA, além da versão impressa, também conta com a versão online e pode ser acessado através do portal: https://jornaljoca.com.br/

 

Texto: Olga Liotta / Fotos: Jean Bueno 

Posts Relacionados

Cidade passará a gerar sua própria energia

Redação

Laudo aponta que o Viaduto Complexo Fuad Auad – em Osasco – pode cair

Redação

Prefeito sanciona aumento da multa para calçadas irregulares em Osasco

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/