18.3 C
Osasco
5 de agosto de 2021
Brasil Cultura

Alunos da Programa de Música e Orquestra Instituto GPA de Osasco e Santos participam de intercâmbio com a Orquestra Sinfônica Brasileira, de 21 a 30 de junho

Ação culminará com uma apresentação virtual reunindo alunos e músicos da OSB.
Foto tiradas antes da pandemia de Coronavírus – Créditos: Victor Souza Lima

De 21 a 30 de junho a Orquestra Sinfônica Brasileira estará de volta ao Instituto GPA, com o Conexões Musicais – projeto de responsabilidade social da Fundação OSB. Desta vez, as ações acontecerão on-line e seguirão com seu propósito de oferecer aprimoramento técnico e aperfeiçoamento de performance aos alunos  do Programa de Música e Orquestra Instituto GPA de Osasco e Santos. As atividades incluem aulas práticas e teóricas e a gravação de uma performance, que será exibida nas redes sociais da Orquestra ao fim do ciclo. Ao todo, estão envolvidos 300 alunos do programa e 23 professores/músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira.

O ciclo de 2021 dá continuidade ao trabalho que vem sendo realizado anualmente com os jovens do Programa de Música e Orquestra Instituto GPA, desde 2018. Para o Coordenador Artístico e Pedagógico da OSB, Nikolay Sapoundjiev, o avanço no nível dos alunos vem sendo sentido a cada etapa.

“A cada encontro com os jovens somos surpreendidos positivamente. Estão sempre mais maduros e preparados. Estamos ansiosos para retomar o contato com os que já conhecemos e conhecer os novos alunos”, diz.

As atividades começam na segunda-feira, dia 21, com os músicos da OSB apresentando quatro aulas magnas simultâneas para todos os alunos de cada instrumento (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Os professores falarão sobre a história do instrumento, principais intérpretes e obras, entre outros assuntos.

Na segunda etapa, os jovens serão divididos em grupos. Turmas de até quatro integrantes da Orquestra Instituto GPA participarão de encontros on-line com músicos da OSB, tocarão para os professores e receberão feedbacks individualizados. Já os alunos  iniciantes, do programa de música, terão aulas on-line em turmas maiores, de até 16 alunos, sobre assuntos diversos: Estilos musicais (Barroco, Pré-Clássico, Clássico e Romantismo); Notação e expressões musicais (como acontecem em cada estilo); Técnicas de arco (articulação); Dinâmica (como interpretar em cada estilo); Técnicas de mão esquerda (mudança de posição, vibrato); Postura e Especificidades das práticas em grupo em diferentes formações instrumentais.

Foto tiradas antes da pandemia de Coronavírus - Créditos: Victor Souza LimaFoto tiradas antes da pandemia de Coronavírus - Créditos: Victor Souza LimaFoto tiradas antes da pandemia de Coronavírus - Créditos: Victor Souza LimaFoto tiradas antes da pandemia de Coronavírus - Créditos: Victor Souza Lima

Ao final do ciclo de atividades, os alunos  do Programa de Música e Orquestra do Instituto GPA gravarão uma performance virtual com os professores da OSB. Eles interpretação “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de Edmundo Villani-Cortes, e o vídeo será exibido nas redes sociais da Orquestra Sinfônica Brasileira, no segundo semestre deste ano. Na ocasião do lançamento, o compositor participará de uma live para responder perguntas e conversar com os alunos.

Criado em 2017, o Conexões Musicais – projeto de responsabilidade social da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira – já percorreu cerca de 30 municípios em seis estados do país. O objetivo é criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação.

Orquestra Sinfônica Brasileira:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Em abril de 2021, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi registrada como patrimônio cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master e a Brookfield como patrocinadora, além de um conjunto de copatrocinadores e apoiadores culturais e institucionais.

Facebook.com/orquestrasinfonicabrasileira

Youtube.com/sinfonicabrasileira

Instagram: @OSBrasileira

Sobre o INSTITUTO GPA:

O Instituto GPA é responsável pela atuação social do GPA e busca a ampliação de oportunidades de desenvolvimento para que as pessoas possam trabalhar por vocação e no fomento de ações de mobilização social, que visem ao despertar da empatia, da consciência e da transformação social.

O Programa de Música e Orquestra Instituto GPA existe desde 1999 com o objetivo de despertar vocações, estimular talentos através de aulas gratuitas de instrumentos musicais para jovens sem experiência musical prévia por meio do Método Jaffé de Ensino Coletivo de Cordas, nas cidade de Santos e Osasco, no estado de São Paulo. Ao todo, desde o começo do projeto, foram atendidos mais de 15 mil jovens talentos, com idade entre 10 e 21 anos.

Facebook: @institutogpa

Instagram: @instituto_gpa

SERVIÇO:

Orquestra Sinfônica Brasileira leva projeto Conexões Musicais a alunos do Instituto GPA – Atividades on-line

De 21 a 30 de junho de 2021

Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale
apresentam
Alunos da Programa de Música e Orquestra Instituto GPA de Osasco e Santos participam de intercâmbio com a Orquestra Sinfônica Brasileira, de 21 a 30 de junho. Ilustração: Orquestra Instituto GPA

Posts Relacionados

Confederação Israelita repudia falas de Renan Calheiros: ‘Desrespeito à memória das vítimas do Holocausto’

Bruno Schwabenland

Exposição fotográfica “Retratos do Ribeira” começa dia 21

Alessandro Belcorso

Saiba quais são as principais notícias do Brasil e do Mundo

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO

https://api.clevernt.com/cde5a1b4-43aa-11eb-9861-cabfa2a5a2de/