19.6 C
Osasco
6 de julho de 2020
Educação Itapevi

Prefeitura de Itapevi abre inscrições para a Maratona do Enem 2020

Curso é gratuito e serão 15 semanas de aulas e inscrições seguem até 04 de julho
Maratona do Enem 2020 – (Foto: divulgação)

Nem mesmo a pandemia do novo coronavírus vai interromper os sonhos dos jovens de Itapevi que desejam ingressar em boas faculdades. As inscrições para o programa Maratona do Enem 2020 começam nesta segunda-feira, dia 1º de junho, apenas pelo site da administração municipal ( https://is.gd/WeCEqw ) e seguem até 04 de julho.

A Maratona do Enem 2020 é um cursinho preparatório gratuito para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Neste ano, chega com mais novidades na sua quarta edição. Com aulas online e presenciais, para quem não tem acesso à internet em casa.
“A Maratona do Enem é uma política pública desde 2017 para fazer nossa juventude ser bem-sucedida profissionalmente e melhorar de vida. Mesmo diante de tempos difíceis e desafiadores, batalhamos para garantir a Maratona e Itapevi segue dando a possibilidade de um futuro digno para os seus jovens. Não poupamos esforços para investir tanto na educação das nossas crianças e adolescentes”, afirma o prefeito Igor Soares.
Neste ano, serão 500 jovens do município beneficiados pelo intensivão. São 170 vagas para as turmas vespertinas (tarde) da semana, 170 para período noturno (noite) durante a semana e 160 vagas para aulas aos sábados. O início está previsto para o dia 3 de agosto.
A Prefeitura aguarda a evolução da pandemia da Covid-19 para definir quais serão os formatos definitivos das aulas. Mas já pré-definiu as seguintes possibilidades, que podem sofrer mudanças a qualquer momento. As aulas acontecerão em duas modalidades: online (para aqueles estudantes que têm acesso à internet e computador) e presencial aos que não dispõem de acesso virtual. A aulas presenciais serão transmitidas ao vivo e simultaneamente a todos os matriculados. Elas acontecerão no Cemeb Bemvindo Moreira Nery (Avenida Pedro Paulino, 74 – Cohab) e se existir a necessidade em outros equipamentos da administração municipal.

Período das aulas
As aulas da turma vespertina serão realizadas de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h10. O período noturno terá aulas de segunda a sexta-feira, das
18h20 às 22h. Aos sábados, as aulas serão ministradas das 8h às 16h.
“A Maratona é uma oportunidade de capacitarmos e qualificarmos ainda mais nossos estudantes para que eles tenham condições de serem competitivos e conseguirem concretizar seus sonhos de estudar em grandes e excelentes instituições de ensino superior no país”, explica a secretária de Educação, Eliana Maria da Cruz Silva.
A Maratona do Enem será ministrada pelo InfoEnem, antigo Cursinho Educação Popular (CEP), que já atuou em cidades como São Roque e Mairinque e também esteve na coordenação do cursinho preparatório de Itapevi em 2019.
Ao todo, serão 15 semanas de estudos, com aulas de 40 minutos distribuídas entre as disciplinas de matemática, física, química, biologia, gramática, literatura, história, geografia, inglês, redação, quatro palestras e três simulados. Neste ano, também foram acrescentadas aulas de filosofia e sociologia.
Para a itapeviense Tainá Alves Medeiros, que cursa psicologia na Unesp (Universidade Estadual de São paulo) em Assis a “Maratona do Enem foi decisiva para minha entrada em uma universidade pública”. Segundo ela, “os professores são ótimos profissionais e disponíveis para dúvidas, além do material que é muito completo, sem esse cursinho eu não teria conquistado meu sonho”, declara.
A estudante de Logística da Unip de Barueri, Vitória Moreira Meira, com bolsa 100% pelo Prouni, disse que a Maratona foi fundamental. “Muito importante para mim. Eu me inscrevi para fazer meu segundo Enem. Já tinha feito um e frequentei um outro cursinho, porém não tinha tantos materiais de apoio como a maratona. Graças a ela, estou em uma boa faculdade cursando logística”, disse.
Como posso me inscrever?
Podem participar do cursinho apenas moradores de Itapevi. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo site da Prefeitura (https://is.gd/WeCEqw).
No ato da inscrição, obrigatoriamente, o estudante deverá ter inscrição validada no Enem 2020 e apresentar documentos como RG e CPF, além de comprovante de residência.
Além disso, será solicitado histórico escolar que comprove que o candidato tenha cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. Também é possível apresentar uma declaração de que o candidato está cursando o terceiro ano do ensino médio – o documento pode ser obtido na própria unidade escolar.
No ato da inscrição, o aluno deverá informar se tem acesso ao computador e à Internet. É preciso informar ainda se tem local adequado na residência para se concentrar nos estudos.
A validação das inscrições acontecerá entre os dias 6 e 24 de julho. Neste período, serão realizadas as conferências dos dados fornecidos. Quem não conseguiu apresentar documentos no ato da inscrição, poderá utilizar este período para validar pessoalmente na Secretaria de Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65, 2º andar), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
A efetivação da matrícula será realizada entre os dias 27 de julho e 1º de agosto. O término das aulas durante a semana está previsto para os dias 27 de novembro durante a semana e no dia 28 de novembro, no sábado.

Posts Relacionados

Igor Soares entrega veículo 0 km e novos equipamentos para o Conselho Tutelar de Itapevi

Redação

Em 2019, IPTU de Itapevi tem desconto de 10% para pagamento em até 2 vezes

Alessandro Belcorso

Itapevi recebe visita de escritora Kiara Terra como parte do projeto Viagem Literária

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO