18.9 C
Osasco
20 de setembro de 2020
Araçariguama

Conheça os atrativos turísticos do “Portal do Interior” a cidade de Araçariguama

Araçariguama distante a poucos quilômetros de São Paulo e Sorocaba oferece aos visitantes diversos atrativos turísticos que passam pelas belas paisagens naturais e o passeio pela história do Brasil.
Parque da Mina de Ouro -Foto: RMS 360 / Reprodução

Araçariguama conhecida como o Portal do Interior está no meio de dois eixos importantes: São Paulo e Sorocaba. Para o visitante fora do Estado tem a opção pelo Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP) em Campinas e alugando um carro chega em 50 minutos. Possui vários atrativos desde as belezas naturais e o seu acervo histórico e religioso.

Turismo de aventura no morro do Mombaça é ideal para a prática do voo livre e esta visão panorâmica é possível contemplar a visão aérea .Outra boa sugestão é a cachoeira do Rio Acima que forma várias quedas e as suas piscinas naturais permite tomar banho.

No turismo histórico e cultural está inserido o Parque da Mina do Ouro um dos principais cartões de visita. A Mina do Ouro é um patrimônio histórico bandeirante descoberta em 1590 por Afonso Sardinha. As atividades auríferas são foram encerradas em 1934 pelo governo de Getúlio Vargas. O que pode se encontrar neste complexo a preservada construção de 1509: uma capela aos devotos de Santa Bárbara (sendo ela a protetora dos mineiros e dos militares) e um museu aberto a visitação.

O turismo gastronômico é o momento em que o visitante experimenta o prato típico da região. Uma junção entre história e o paladar está no Restaurante Casarão 54 uma antiga edificação do século XVII que preserva até os dias atuais a sua arquitetura.  A especialidade da casa é o leitão à pururuca, costela no bafo e o frango festival (desossado e deixar assar por 12 horas). Contando com muitas opções de restaurantes é possível comer o prato típico araçariguamense o quibebe.

Turismo religioso que tem como motivação a fé e esta modalidade tem sido responsável por girar a economia local. A Igreja Matriz ou a Paróquia de Nossa Senhora da Penha tem a construção datada de 1648 (no seu interior encontra-se estátuas, pinturas e gravuras que fazem parte da ornamentação).

O Roteiro dos Bandeirantes é um roteiro turístico do Estado de São Paulo de 14 de novembro de 2003, engloba  as cidades de Santana de Parnaíba, Pirapora, Cabreúva, Itu, Salto e Porto Feliz. Porém em termo de municipalidade ainda não existe um circuito para explorar toda a potencialidade da região a fim de inseri-la no mapa.

É necessário que o poder público municipal, a iniciativa privada e a sociedade civil discutam como trazer o desenvolvimento para a localidade. Após os estudos de viabilidade econômica há extrema necessidade de realizar obras de infraestrutura turística.

Portanto as cidades que conseguem serem classificadas como Municípios de Interesse Turístico, os chamados MITs, garante o recebimento de cerca de R$ 650 mil por ano do governo estadual para serem destinadas a este fim e o principal impacto é o fortalecimento econômico.

 

 

Posts Relacionados

Prefeitura e CCR Viaoeste reúnem – se para tratar futuras parcerias

Joseane Martins

Grande público prestigia a 35ª Festa do Peão de Araçariguama

Redação

Casa do Professor será inaugurada no dia 6 de maio

Joseane Martins

DEIXE UM COMENTÁRIO