25.7 C
Osasco
30 de setembro de 2020
Araçariguama

Aniversário de 28 anos de Emancipação Política de Araçariguama será comemorada em isolamento social

Com mais de 300 anos de história, a cidade de Araçariguama, na microrregião de Sorocaba, comemora nesta terça-feira (19), 28 anos de separação política
Igreja de Nossa Senhora da Penha. Foto reprodução / Google Street View

 

 

Com 366 anos de história, a cidade de Araçariguama, pertence geograficamente a microrregião de Sorocaba, entretanto no mapa da economia agrega ao CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), trazendo grandes benefícios. Nesta terça-feira (19), 28 anos da sua emancipação política, graças ao plebiscito realizado no dia 19 de maio de 1991, o então governador do Estado Luis Antonio Fleury Filho assina a Lei Estadual de nº. 7.665/91 que reconduz Araçariguama a condição de município emancipado.

O município passou por muitas transformações ao logo da sua história, a começar pelos bandeirantes desbravaram a região do Oeste Paulista que são cortadas pelo Rio Tietê, trazendo progresso por causa do ciclo do ouro e redesenhando as fronteiras do Brasil (além do Tratado de Tordesilhas). Em 1590 Affonso Sardinha relata ter encontrado reserva aurífera no Morro do Vuturuna (atualmente Morro do Cantagalo) que durou até 1934 sendo desativada pelo governo de Getúlio Vargas.

Em 1648 com a construção da Capela de Nossa Senhora da Penha é o marco da origem do povoado araçariguamense (está no centro da cidade) e em 1653 elevação a categoria de paróquia e mantém as atividades até os dias atuais.

Araçariguama foi fundada em 6 de dezembro de 1653 (366 anos), todavia durante a maior parte viveu no ostracismo político-administrativo. Foi desmembrada de Santana do Parnaíba em 1844 e incorporada como Freguesia a Vila de São Roque. Não obteve autonomia política administrativa apesar de elevado a categoria de municipalidade, entretanto em 1934 volta a ser distrito do solo são-roquense.

Portanto diferente de anos anteriores que mantinham uma grade de programação aberto ao público, mas este ano no lugar das apresentações ou manifestações culturais serão apresentadas postagens nas redes socais, por causa do distanciamento ocasionado pela pandemia do COVID 19.

Posts Relacionados

Escolas municipais realizaram o Dia “D” da Leitura nesta quinta

Redação

Retomadas as obras do Novo AME Mais que contará com 15 especialidades médicas

Alessandro Belcorso

Prefeitura participa da WTM Latin América, em São Paulo

Joseane Martins

DEIXE UM COMENTÁRIO