17 C
Osasco
20 de setembro de 2020
Osasco

Tecnologia ajuda na votação de projetos importantes em Osasco

Quatro sessões já foram realizadas por meio de videoconferências na Câmara
Presidente Ribamar Silva em sessão por videoconferência (foto: divulgação)

Por meio de tecnologias de conferência remota que combina videoconferência, reuniões online e colaboração móvel, os parlamentares osasquenses conseguiram viabilizar a votação de projetos urgentes para a cidade, mesmo durante o isolamento social imposto pela epidemia do novo coronavírus.

As sessões normais da Câmara foram suspensas desde março para evitar aglomeração de funcionárias, vereadores e da população que assistia às votações.

COMO FUNCIONA

O assessor técnico da Mesa Diretora, Felipe Moreira, é servidor efetivo da Casa Legislativa e colaborou com os trabalhos dos parlamentares durante as votações por videoconferência.

Felipe conta que o sistema funciona de maneira simples. “Cada vereador, direto da sua casa ou do seu gabinete, acessa um computador com microfone e webcam e recebe uma senha para se conectar à reunião on-line. Assim, todos conseguem discutir e votar os projetos. Um funcionário da área técnica faz o gerenciamento da abertura dos microfones durante a votação. Não houve muito tempo para testes, mas as votações ocorreram sem grandes problemas”, explica o servidor.

URGÊNCIA

O presidente da Câmara de Osasco, vereador Ribamar Silva (PSD), destaca que a solução foi pensada para viabilizar a votação de temas urgentes para a cidade durante a pandemia. “A população não pode esperar, decidimos usar as tecnologias disponíveis para viabilizar a votação de pautas importantes, como o bônus aos servidores públicos que atuam no combate à Covid-19 e o aumento do Bolsa Aluguel para a população mais vulnerável de Osasco. São medidas fundamentais nesse momento”, justifica o vereador.

TRANSPARÊNCIA

Com as restrições de isolamento social necessárias neste momento, as sessões estão sendo realizadas sem público presente. Entretanto, a população pode continuar acompanhando as discussões e votações dos projetos do município, que seguem sendo transmitidas na íntegra e ao vivo pela TV Câmara Osasco nos canais 7 da Claro TV (antiga NET) e 3 da Megabit Telecom. As exibições de todas as votações também são feitas em tempo real pelo site da Câmara de Osasco (http://www.osasco.leg.br), Facebook (facebook.com/camaraosasco), YouTube (youtube.com/user/tvcamaraosasco1).

Posts Relacionados

Elsa Oliveira deixa secretaria em busca de uma cadeira no legislativo – “Chegou a hora de novas experiências”

Alan Santos

Prédio do DEMUTRAN passará a se chamar Geraldo Oliveira, em homenagem ao servidor

Alessandro Belcorso

Osasco será sede do maior evento de patinação infantil do Brasil

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO