17 C
Osasco
20 de setembro de 2020
Vargem Grande Paulista

Vargem Grande Paulista um celeiro agrícola que pede socorro!

Diante do cenário de crise por conta do covid 19, a região de Vargem Grande Paulista amarga grandes prejuízos. O desafio é a recuperação econômica e prevenção de possíveis casos de suicídio.
Foto: Imagem da internet

A importância do homem do campo é sentida agora, neste tempo de quarentena se reflete como que a agricultura está ligada à nossa história. Imagine neste instante o cidadão Osasquense não tem a sua hortaliça de cada dia, o Barueriense sem o seu legume suculento e o Cotiano sem aquela fruta-doce que exala um agradável cheiro quando madura. Vargem Grande Paulista município que faz parte do conglomerado de dez cidades, o chamado: consórcio intermunicipal da região (oeste) metropolitana de São Paulo (CIOESTE).

Atualmente faz parte do cinturão verde, área formada por 73 municípios em torno da capital (área verde de preservação), neste cenário foi propício para o desenvolvimento de atividades agrícolas (abastecendo não só a região do bloco econômico, mas a maior metrópole do Brasil). O celeiro agrícola do CIOESTE pede socorro: por causa da pandemia do covid 19, provocando o isolamento social e tendo impacto direto nas atividades econômicas. Por ser algo desconhecido se faz necessário obedecer às regras sanitárias para a preservação da vida humana. Como solução temporária Vargem-Grandense tem apostado na venda direta ao consumidor, a fim de, amenizar os impactos econômicos e sociais.

Todavia a produção da safra está em alta, mas não pode ser escoada para a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e desta forma gera perdas para o produtor rural (hortaliças, verduras e frutas). Houve uma retração nas vendas por conta do fechamento de bares e restaurantes são os principais compradores.

Dessa forma o descarte de toneladas de alimentos tem sido inevitável, se for fazer um paralelo histórico em 1929 (com a queda das bolsas de Nova York), que levou a economia mundial a derrocada e com isso o nosso país foi forçado a queimar sacas de café.

Portanto, qual será a medida tomada pós, pandemia para a recuperação econômica? Teoricamente o latifundiário tem mais condições de conseguir operações de crédito favorável. O que será feito para ajudar a agricultura familiar que também está agonizando! Um outro aspecto será que tem sido levado em conta a saúde mental, destas pessoas ao contabilizar as perdas, entrar em um estágio de depressão e como evitar que estes venham tirar a própria vida?

Posts Relacionados

O que fazer com o turismo de Vargem Grande Paulista, que está paralisado

Bruno Schwabenland

Prefeito Josué Ramos prestigia lançamento do projeto Geração de Futuro

Redação

Convenções definem candidaturas a Prefeito de Vargem Grande Paulista nas eleições 2020: confira os nomes

Bruno Schwabenland

DEIXE UM COMENTÁRIO