16.5 C
Osasco
25 de maio de 2020
Santana de Parnaíba

Alphaville terá um dos maiores centros de diagnósticos do coronavírus do País

Local será construído de forma emergencial. Laboratório conseguirá analisar 30 mil amostras por dia e contará com mais de 100 profissionais exclusivos para essa função
Local será construído de forma emergencial. Laboratório conseguirá analisar 30 mil amostras por dia e contará com mais de 100 profissionais exclusivos para essa função (Foto: Divulgação)

 

Com objetivo de ampliar a capacidade instalada do Brasil e contribuir para a rede de testes em massa, um dos maiores centros de diagnósticos emergenciais para combater a Covid-19 será construído de forma emergencial. O laboratório conseguirá analisar aproximadamente 30 mil amostras por dia e contará com mais de 100 profissionais direcionados exclusivamente para essa função. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Grupo Dasa, líder em medicina diagnóstica no país.

Enquanto o governo ficará responsável pela disponibilização de equipamentos e insumos, a parceria privada se comprometeu a fornecer, de graça, toda a mão-de-obra qualificada e a infraestrutura, que será montada em Alphaville (SP). O laboratório emergencial ficará funcionando durante seis meses em um ambiente exclusivo e separado das demais estruturas da Dasa.

O foco será em análise de testes de biologia molecular, os chamados RT-PCR. “Nesse momento em que temos uma curva de aceleração de casos, nosso objetivo é fazer o maior número de diagnósticos possíveis, por isso o teste ideal é o RT-PCR”, explica Gustavo Campana, diretor médico da Dasa, que lidera o projeto.

Segundo Campana, os testes rápidos são importantes em um outro momento da pandemia. “Quando estivermos em uma fase de descendência da curvas de caso, teremos um objetivo diferente, que é saber qual a proporção da população teve o contato com o vírus para ter uma ideia da amplitude da pandemia no Brasil”. Essa etapa auxiliará em futuras pesquisas, procura por vacina e para entender qual a letalidade da Covid-19.

Foram doados 3 milhões de processamentos para o diagnóstico do Covid-19, exclusivo para amostras colhidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O foco é em exames de pacientes com sintomas leves, de forma a auxiliar na demanda recebida pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de cada região e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A iniciativa poderá ser ampliada de acordo com a disponibilidade de equipamentos e entrada de outras empresas no projeto. “A expectativa é que outras empresas do setor se integrem à mobilização e contribuam para ampliarmos, juntos, a capacidade produtiva e o acesso aos exames para o maior número de brasileiros”, espera o vice-presidente da área médica da Dasa, Emerson Gasparetto.

Para que o centro de diagnóstico comece a funcionar, ainda é necessário que o Ministério da Saúde finalize o chamamento público para organizar a logística, a fim de levar as amostras até o local. A previsão para que as atividades se iniciem nas próximas semanas.

Fonte: Diário da Região

Posts Relacionados

Prefeito Elvis Cezar Inaugura novo Colégio Pingo de Gente em Santana de Parnaíba 

Redação

Prefeito Elvis Cezar inaugura a 1ª Arena de Eventos da história de Santana de Parnaíba

Redação

Prefeitura implanta Sistema de Ouvidoria Digital

Joyce Araújo

DEIXE UM COMENTÁRIO