27.7 C
Osasco
27 de setembro de 2020
Vargem Grande Paulista

O que fazer com o turismo de Vargem Grande Paulista, que está paralisado

Vargem Grande Paulista está localizada no “eixão” econômico das cidades que compõe CIOESTE, um consórcio intermunicipal das cidades do oeste paulista da região metropolitana de São Paulo.
Praça da Matriz – (Foto : Valter Wolff / Repórter Regional)

 

O clima arborizado e a preservação natural coloca a cidade de Vargem Grande Paulista com grande potencial de exploração turística, somado com os seus eventos religiosos que já ocupam uma relevância no cenário estadual.

Com a pandemia do Covid19, foi inevitável, que o turismo fosse  afetado,  e desta forma, a necessidade de se repensar o desenvolvimento turístico da região é nítido.

Além de Vargem, outras nove cidades compõe o CIOESTE, totalizando dez municípios atuantes para o desenvolvimento econômico e social da região metropolitana. Osasco é  cidade mais rica do bloco (em 2018 era o 6.º lugar no ranking nacional), entretanto essa ajuda mútua tem trazido bons benefícios, Vargem Grande Paulista pode gozar de prosperidade no PIB depois que passou fazer parte deste conglomerado (a sétima maior cidade em extensão territorial).

Se for observá-la geograficamente está localizada de forma estratégica, bem próxima das outras cidades do consórcio, o que favorece a melhoria. Ao ser inserida neste bloco socioeconômico, que foi fundado em 2013 e sem bandeira partidária, tem como pilar principal o desenvolvimento da economia e a sustentabilidade ambiental.

A cidade supracitada na reportagem possui um clima arborizado com vegetações da Mata Atlântica e uma rica fauna e flora, sendo um refúgio de turistas para fugir da agitação da Cidade de São Paulo (fica a 40 km da capital) Embora haja oferta de bens e serviços, se constitui um grande celeiro com a sua produção agrícola, abastecendo cidades circunvizinhas.

O futebol é a paixão nacional que “esquenta” o campeonato local, Estádio Municipal José dos Santos, serve como ponto de encontro para o estreitamento de laços sociais, mas até o momento não conta com times que disputam a série A do Paulistão, o que não tira o orgulho de contar com evento esportivo.

O vargengrandense pode se orgulhar da cidade fazer parte do mapa turístico (dados de 2017) a localidade tem o clima ameno. Apesar de ter pontos de interesse turístico com reservas naturais, ainda não é bem explorado o potencial da região. O que desperta o interesse da população local e das regiões circunvizinhas é o turismo religioso com a visita Igreja Matriz e Procissão de Corpus Christi (com a via-sacra surrealista).

É evidente que o turismo foi grandemente afetado pela pandemia do Covid 19, os eventos, o campeonato local e intermunicipal (gerando fluxo de pessoas) e a visita às belezas naturais existentes na cidade.

Entretanto, há necessidade do desenvolvimento turístico seja parte da política, por exemplo, Casa do Turista (informações para quem chega a cidade com os pontos de visita e hospedagem), explorar o potencial do ecoturismo (parceria com os produtos rurais), além da infraestrutura necessária. Quais ações práticas que a prefeitura tem feito para o turismo? Quais medidas serão tomadas para recuperar a economia da cidade? isto é uma pergunta que a população, não só de Vargem mas de várias cidades da região, está fazendo .

Atualmente o presidente eleito para comandar o consórcio durante os próximos dois anos é Elvis Cezar (Prefeito de Santana de Parnaíba) e para ocupar a vice-presidência o nomeado foi Gregório Maglio (Prefeito de Pirapora do Bom Jesus). Vale ressaltar que; Vargem Grande Paulista, Araçariguama, Barueri, Cotia, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Pirapora de Bom Jesus participam do CIOESTE.

 

Posts Relacionados

Secretário de Gabinete de Vargem Grande Paulista é sequestrado e família vive horas de pânico e ameaças

Redação

Sucesso na Campanha do Agasalho de Vargem Grande Paulista

Vitória Nure

Vargem Grande Paulista inaugura Pronto Atendimento Infantil 24 horas

Vitória Nure

DEIXE UM COMENTÁRIO