17 C
Osasco
20 de setembro de 2020
Cotia Saúde

Cidade inicia a implantação de dois Centros de Combate ao Coronavírus e vai criar 100 novos leitos com respiradores

Foto: Divulgação

Está em andamento a implantação de dois Centros de Combate e Prevenção do Coronavírus 24h, em Cotia. O prefeito Rogério Franco fez o anúncio dos dois pontos de enfrentamento da Covid-19, nesta segunda-feira (23/03). Juntos, os dois centros devem criar 100 leitos de semi UTI com respiradores no município e vão atender pacientes que precisam de internação. A Prefeitura trabalha para colocar os locais em funcionamento nas próximas semanas.

Um dos centros de combate está sendo erguido no Recinto de Eventos, ao lado do Terminal Metropolitano, e o outro vai funcionar no antigo Hospital das Graças, na região do Morro Grande. Os locais não serão porta de entrada da população por atendimento, eles receberão apenas os pacientes removidos pelos Pronto Atendimentos e pelo Centro de Combate ao Coronavírus implantado na UBS do Atalaia.

“Não sabemos o que vai acontecer, quantas pessoas precisarão deste suporte mais complexo, mas temos que nos preparar, pois as projeções dão conta de que estamos em ascensão de contágio pelo Coronavírus”, disse o prefeito Rogério Franco. “Não estamos medindo esforços para proteger a nossa população, inclusive, suspendemos diversos contratos e serviços que não são essenciais neste enfrentamento da pandemia”, completou.

Equipes se revezam na montagem da estrutura metálica do hospital de campanha, no Recinto, e uma adaptação será feita no antigo Hospital das Graças. A equipe de saúde da própria rede municipal vai atender os pacientes nos dois locais e, havendo necessidade, novos profissionais serão contratados. “Em princípio, os atendimentos começam com a equipe das nossas unidades de saúde que serão remanejadas, mas se for preciso, contrataremos novos médicos e equipe de enfermagem”, salientou Magno Sauter, Secretário de Saúde.

O secretário pediu paciência da população em relação ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e na Especialidade, pois foi necessário adiar alguns procedimentos e consultas não emergenciais, já que todos os esforços estão nos atendimentos urgentes e emergentes, além do combate à pandemia do novo Coronavírus.

Desde o dia 20 de março, a UBS do Atalaia funciona como Centro de Combate ao Coronavírus e é uma das porta de entradas dos pacientes que buscam atendimento com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19, e os Pronto Atendimentos de Caucaia do Alto e Parque São George contam com espaços reservados para atender exclusivamente este tipo de paciente.

Sala de Atendimento Virtual

No dia 20 de março, entrou em funcionamento a Sala de Atendimento Virtual via 0800 484 8005 para atender moradores de Cotia que apresentam sintoma gripal ou suspeitam de contaminação por Coronavírus. Uma equipe de saúde capacitada tira as dúvidas dos moradores e, se for o caso, orienta a ir a uma unidade de emergência ou a controlar os sintomas em casa.

Posts Relacionados

Prefeitura lança campanha Novembro Azul

Redação

Dr. Lindoso testa positivo para Covid-19. Veja o resultado do Exame.

Redação

Região da Granja Viana ganhará Feira Noturna, a partir de quinta-feira (7/11)

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO