12.5 C
Osasco
25 de maio de 2020
Itapevi Saúde

Prefeitura de Itapevi restringe atuação do comércio

Medida tem como objetivo conter aglomerações e a proliferação do coronavírus
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 20 e sábado, 21, a Prefeitura de Itapevi publicou Decreto 5.531 de 2020 e a Resolução 01 de 2020, que tratam do funcionamento dos comércios da cidade de Itapevi.

Medidas tem como objetivo conter a aglomeração de pessoas e evitar a proliferação do coronavírus. As normativas começam a valer a partir de segunda-feira (23), atendem determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo e devem ser cumpridas até a suspensão do Decreto, que será feita apenas quando se encerrar o ciclo de contágio comunitário do vírus.
Poderão funcionar, atendendo as observações com relação à distância de 1,5 entre as pessoas nas filas internas e externas do estabelecimento e disponibilização de álcool em gel, as farmácias; hipermercados, supermercados, mercados, mercearias, armazéns, vendas, açougues, peixarias, quitandas e hortifrúti; lojas de conveniências; lojas de alimentação pet em geral; lojas de venda de água mineral; padarias; casas do norte; postos de combustíveis; distribuidores de gás; feiras livres diurnas; lojas de produtos de limpeza doméstica; clínicas odontológicas, clínicas veterinárias, consultórios ou clínicas médicas; laboratórios clínicos de diagnóstico; consultórios ou clínicas de psicologia; fisioterapia e fonoaudiologia; serviços jurídicos; em casos urgentes como determina a Legislação Federal; agências bancárias e Bom Prato.
RESTAURANTES NORMAS DE FUNCIONAMENTO
Com relação aos restaurantes, bares, lanchonetes e pizzarias, poderão funcionar de portas fechadas ao público, exercendo atividades apenas por meio de vendas delivery, por aplicativos, telefone ou qualquer outro meio de comunicação que não seja física no estabelecimento.

FICAM SUSPENSAS

A Prefeitura de Itapevi também determinou a suspensão das cobranças da zona azul (Estacionamento Fácil) e do passe livre. Também não poderão funcionar: feira noturna; comércio ambulante; casas noturnas; espaços públicos e privados voltados à prática de esportes, como academias, quadras esportivas em geral, areninhas, clubes e pesqueiros e todos os demais comércios não mencionados.
CENTRO DE COMBATE
A Prefeitura inaugurou, na quarta-feira (18), o Centro de Combate ao Coronavírus (Rua José Michelotti, 97 – Vila Nova Itapevi). Espaço criado e mantido pela Prefeitura dará atendimento exclusivo à pacientes com mais de 12 anos de idade e que apresentem sintomas da doença: febre, tosse e dificuldade em respirar.

Objetivo é evitar que infectados aguardem atendimento nas demais unidades de saúde, correndo o risco de propagar ainda mais o vírus.

O prédio começou a ser adaptado no sábado (14) e funcionará de segunda a domingo, 24 horas por dia, com 13 leitos, triagem, recepção e espera, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem treinados para atendimento aos pacientes sintomáticos do coronavírus.

Posts Relacionados

Prefeitura inaugura nova Secretaria de Saúde

Joseane Martins

Prefeito entrega cinco novas ambulâncias para o SAMU e SEMAS

Redação

Nova Feira de adoção de animais acontece neste sábado(7),em Itapevi

Rita Menezes

DEIXE UM COMENTÁRIO