13.4 C
Osasco
24 de maio de 2020
Barueri Empregos

Barueri é a 6ª cidade que mais gera empregos no País 

(Foto: Divulgação)

Barueri está entre as cidades brasileiras que mais geraram empregos formais no ano passado, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado mensalmente pelo Ministério da Economia.

 

No último levantamento, publicado na penúltima semana de janeiro, Barueri aparece como a cidade que mais gerou vagas na região, totalizando 7.546 novos postos de trabalho. O saldo é a diferença entre o número de baixas na carteira de trabalho e de novas contratações.

 

O município aparece na 6ª posição do ranking nacional, sendo ultrapassado apenas por capitais (na ordem: São Paulo com 80.831 vagas; Belo Horizonte com 22.703 vagas; Curitiba com 19.325 vagas; Brasília com 16.241 vagas; e Manaus com 10.458 vagas). A próxima cidade paulista a integrar a lista aparece apenas na 16ª posição, ocupada por Suzano.

 

O setor de serviços foi o que mais impulsionou tal resultado na cidade, gerando, só ele, 7.217 novas vagas. Os setores de construção civil (1.046 vagas), comércio (482 vagas), administração pública (26 vagas) e extrativa mineral (11 vagas) vieram logo em seguida dentre os saldos positivos.

 

Esse é o melhor resultado na cidade desde 2012, quando o saldo de empregos chegou a 7.924. Trata-se de uma importante recuperação que vem se desenhando nos últimos dois anos, já que de 2015 a 2017, o saldo só fechou no negativo, chegando a -10.125 vagas em 2016 – o mais baixo do levantamento, que compreende 2002 a 2019.

 

No contexto geral, o Brasil fechou o ano passado com 644.079 novas vagas de emprego com carteira assinada – o maior saldo desde 2013 e 115 mil postos a mais do que em 2018.

 

Um olhar macro sobre a economia 

Para o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri, Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo -, o resultado reflete o intenso trabalho que vem sendo empreendido na cidade. “O quadro era bastante crítico, mas o nosso projeto é grande e ousado, vai além de atrair novos investidores, ele ataca todas as frentes, como a qualificação dos nossos munícipes, por exemplo”, cita o secretário, referindo-se ao Programam Meu Futuro, que já ofereceu qualificação profissional a mais de 4 mil pessoas, impulsionando a recolocação de muitos no mercado de trabalho.

 

Estreitar o relacionamento com os empresários da região, entender as maiores carências de mão de obra, bem como as principais dificuldades enfrentadas por eles nesses anos de crise e criar cenários que favoreçam a chegada de mais empresas são outras iniciativas apontadas por Magoo como responsáveis por resultados tão bons.

 

“Já pudemos comemorar no fechamento de 2018, quando houve um saldo positivo de 3.416 vagas. Este ano mais do que dobramos isso, o que nos enche de satisfação, considerando que essa recuperação tem sido tímida e possível em apenas parte do País. Barueri também vinha de um cenário tenebroso marcado pela derrocada de 2015 e 2016, não era um desafio fácil, mas os números mostram o que um trabalho sério pode fazer”, ressalta o secretário.

 

Posts Relacionados

Oeste e Sampaio Corrêa pecam nas finalizações e ficam no 0 a 0

Alessandro Belcorso

Operação da Guarda Municipal resulta em flagrantes e detenções

Alessandro Belcorso

Em Barueri Agosto será mês voltado a vacinação contra sarampo e poliomielite

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO