15.6 C
Osasco
25 de setembro de 2020
Carapicuiba Educação

Programa Meio Ambiente nas Escolas certifica 62 unidades escolares de Carapicuíba

Evento encerra as atividades de 2019 da campanha com arrecadação recorde do óleo de cozinha
Iniciativa arrecada óleo usado de cozinha e recicla em biodiesel
Foto: Divulgação

Na última semana, o Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE) realizou o evento de certificação de 62 unidades escolares em Carapicuíba, onde a campanha de reciclagem de óleo de cozinha atua desde 2018, com apoio da Óleo Concórdia.

Esse ano, todas as escolas municipais, além de 15 estaduais, desenvolveram o programa. Juntas, realizaram mais de 150 atividades e coletaram 14.130 litros.

De acordo com a educadora ambiental do programa, Carolina Cotrim, “isso foi fruto de uma ação conjunta entre os nossos parceiros, as gestoras escolares e a comunidade escolar”. Ela reforça o poder educador que as crianças têm: “já está comprovado que desenvolver ações de educação ambiental com as crianças também é uma forma de educar os pais e a família”.

O evento premiou com um troféu seis unidades escolares que tiveram destaque ao longo do ano. As três escolas que mais coletaram óleo de cozinha foram a EMEF Nai Molina, EMEI Evani Tortolero Pierrine e EMEI Letrinhas Mágicas. Já as que mais fizeram parcerias com comércios que se tornaram doadores de óleo usado foram a EMEI Ciranda da Criança, EMEI Ademar Ferrari e EMEI Luz do Amanhã.

A cerimônia contou ainda com uma intervenção artística “O Julgamento”, do grupo de artistas da Secretaria de Educação de Carapicuíba. A narrativa se passou em um tribunal fictício, onde o óleo foi o réu julgado por poluir a água. Além disso, os presentes puderam conferir uma apresentação musical dos alunos da EMEI Luíz Simplício.

 

Na ocasião, estiveram presentes na cerimônia o Prefeito e a Vice-Prefeita de Carapicuíba, Marcos Neves e Gilmara Gonçalves, o diretor da Preserva Recicla, Leonardo Giardini, o diretor do Instituto Auá, Gabriel Menezes, o representante da Sabesp, Luiz Moreira, a secretária de educação de Carapicuíba, Lilian Braga e a diretora de ensino regional de Carapicuíba, Ana Paula Lemos Tomé.

O Programa

A iniciativa visa conscientizar sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado, tendo a escola como ponto de coleta. Envolver alunos, professores, familiares, vizinhos das escolas, comércios dos bairros e toda a comunidade local viabiliza a criação de uma potente rede, onde todos participam e contribuem para a preservação do meio ambiente.

Idealizado pela Preserva Recicla, o projeto é realizado junto com o Instituto Auá, Óleo Concórdia, Óleo sustentável, Prefeitura de Carapicuíba e outros parceiros locais, incluindo a empresa comprartcc e atua desde 2012 em vários municípios do Estado de São Paulo. Em Carapicuíba, o PMANE conta com a parceria das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Comunicação, Sabesp e Diretoria de Ensino.

Posts Relacionados

Prefeitura de Carapicuíba entrega o segundo “Hospital de Campanha” da cidade

Mariana Domin

Carapicuíba abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos 2019

Redação

Projeto CASA chega a Carapicuíba com a missão de humanizar a entrada dos alunos na universidade

Bruno Schwabenland

DEIXE UM COMENTÁRIO